Açoriano Oriental
Espaço
Satélite de 5,6 toneladas cai hoje na Terra, NASA ainda não sabe onde
Um satélite norte-americano que pesa 5,6 toneladas deverá reentrar na atmosfera da Terra hoje ao fim do dia, e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) ainda não sabe ao certo onde cairá o engenho.

Autor: Lusa/AO online
Numa mensagem publicada esta manhã na página «online» oficial da NASA, a agência afirmou que a "reentrada é possível durante a tarde ou início da noite" de hoje.

A agência espacial dos EUA frisou que o risco de a queda do satélite – que tem um tamanho comparável ao de um mini-autocarro - causar danos é muito reduzido: a probabilidade de o engenho cair numa zona habitada é 1 em 3200.

A NASA acrescentou que "o satélite não vai passar sobre a América do Norte" depois de reentrar na atmosfera, mas que "ainda é muito cedo para prever” a hora e localização exactas da queda do dispositivo.

O Satélite de Investigação de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) foi lançado em 1991 para medir os efeitos da poluição na atmosfera e a evolução das alterações climáticas. O UARS deixou de funcionar em 2005.

Os cientistas norte-americanos calculam que o satélite se despedaçará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços do engenho caiam sobre o planeta.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados