Autor: Lusa/AO On line
“Os nossos voos [de Toronto] para Portugal estão todos cheios”, indicou à Lusa uma responsável nos escritórios em Toronto da subsidiária da companhia aérea açoriana SATA no Canadá, a SATA Express.
Neste período, a SATA está a efetuar três voos por semana com partida em Toronto com destino às cidades do Porto, Lisboa e Ponta Delgada, a que juntará dois voos adicionais na semana no Natal, levando a bordo milhares de emigrantes portugueses.
A SATA Internacional é a única transportadora aérea portuguesa a fazer ligações diretas entre Portugal e o Canadá.
Após um afastamento de anos das rotas canadianas, a TAP Air Portugal voltou ao mercado canadiano em abril de 2009, através do acordo que celebrou com a transportadora Air Canada para um regime de “code-sharing”, pelo que a presença da TAP é realizada neste país através do parceiro canadiano.
Em maio deste ano, SATA e TAP firmaram também um acordo de “code-sharing”, o que ajudou a reforçar a oferta no Canadá da marca TAP, beneficiando da obtenção pela companhia açoriana do estatuto de operador regular neste país da América do Norte.
Segundo aquela funcionária da SATA em Toronto, a crise económica não se está a refletir na venda dos bilhetes, mantendo-se, de resto, “este ano, uma afluência normal de compra de bilhetes em relação aos anos passados”, sendo a clientela principalmente portugueses e luso-descendentes.
Em Montreal, a comunidade lusa mantém o ritmo habitual nas viagens para Portugal durante estes meses de outono e inverno dos anos anteriores, que é pouco significativo, apontou à Lusa José Alexandre, um dos proprietários da agência de viagens Lisboa, em plena zona portuguesa da cidade.
“O volume de portugueses a irem de férias a Portugal na época natalícia não é expressivo. E uma das razões para viajarem pouco é o facto de as ligações diretas a partir de Montreal serem escassas”, explicou.
“O grande fluxo de viagens de portugueses daqui para Portugal é no verão, o que representa 70 por cento do nosso volume de negócios anual”, precisou o mesmo responsável da Agência Lisboa, uma das mais antigas prestadoras de serviços de viagens aos portugueses em Montreal.