Açoriano Oriental
Santa Maria "totalmente contra" fecho noturno do aeroporto
O Conselho de Ilha de Santa Maria manifestou-se esta sexta-feira "totalmente contra" o encerramento noturno do aeroporto desta ilha dos Açores e anunciou que vai desenvolver "todos os esforços" para que seja anulada a decisão da ANA.
Santa Maria "totalmente contra" fecho noturno do aeroporto

Autor: Lusa/AO online

“Somos totalmente contra a decisão da ANA de não renovar o alargamento do horário de abertura entre as 21:30 e as 00:00, que origina o encerramento do aeroporto e custos acrescidos de reabertura para as companhias que queiram operar naquele horário”, refere um comunicado do Conselho de Ilha aprovado por unanimidade.

A ANA, empresa que gere os aeroportos portugueses, anunciou a 26 de outubro a decisão de manter aberto o Aeroporto de Santa Maria apenas entre as 06:30 e as 21:30, que justificou com “a evolução do tráfego noturno” verificado neste aeroporto nos últimos 12 meses.

O Conselho de Ilha de Santa Maria pretende que esta decisão seja “anulada” e, nesse sentido, criou um grupo de trabalho para desenvolver “imediatamente” as iniciativas necessárias.

Este grupo de trabalho, constituído pelos presidentes do Conselho de Ilha, da Câmara de Vila do Porto e da Assembleia Municipal, além de dois deputados regionais eleitos pelo PS e pelo PSD, passará a centralizar e assumir “todas as ações em defesa” do aeroporto.

A decisão da ANA tem suscitado críticas generalizadas, nomeadamente do Governo dos Açores, que manifestou “surpresa e perplexidade” por ter sido tomada sem que as autoridades regionais fossem previamente ouvidas sobre o assunto.

O executivo açoriano considerou a decisão “lamentável”, frisando que é “mais um obstáculo” ao desenvolvimento de Santa Maria e que “não teve em conta” a importância da realização de escalas técnicas para a economia da ilha.

O Aeroporto de Santa Maria, que possui a maior pista do arquipélago, com 3.048 metros de comprimento, é um dos quatro operados pela ANA no arquipélago dos Açores, juntamente com os aeroportos de Ponta Delgada, Horta e Flores.

O seu encerramento noturno foi também criticado pelo PSD, para quem a decisão da ANA é “um vil ataque” ao aeroporto que terá resultado de alegados “incumprimentos repetidos” do executivo regional socialista.

Os sociais-democratas revelaram que existia um acordo para que o Governo dos Açores pagasse um determinado montante à ANA para que o Aeroporto de Santa Maria se mantivesse aberto entre as 21:30 e as 00:00, mas esse pagamento nunca foi feito.

A alegada “falta de cumprimento dos compromissos” por parte do executivo regional terá sido confirmado ao PSD pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e pelo presidente da ANA, Jorge Ponce Leão.

O encerramento noturno do Aeroporto de Santa Maria foi também criticado pelo PCP, que acusou a ANA de “continuada desvalorização” daquela infraestrutura, alertando que as companhias aéreas que atravessam o Atlântico vão “procurar outras alternativas de escala”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados