Rui Tavares eleito para o Parlamento Europeu

O historiador Rui Tavares viu esta segunda-feira confirmada a eleição para o Parlamento Europeu em representação do Bloco de Esquerda, de acordo com fonte do Ministério da Administração interna.


Depois de apuradas 4260 freguesias e 70 de 71 consulados, Rui Tavares viu ser-lhe atribuído pelo método de Hondt o lugar ainda em aberto no Parlamento Europeu (Portugal dispõe de 22 assentos no hemiciclo de Estrasburgo).

Já no final da noite eleitoral e pelas televisões, o 22º mandato chegou a ser dado como certo para o Bloco de Esquerda, em cuja sede a notícia foi entusiasticamente celebrada.

"É certo que o BE será a terceira força política e creio que se pode dizer com grande probabilidade que Rui Tavares será eleito", disse, na altura, o cabeça-de-lista do BE às eleições europeias, Miguel Portas.

De acordo com dados oficiais da DGAI, e depois de apurados os votos nas 4260 freguesias nacionais, o PSD foi o partido mais votado (31,70 por cento), seguindo-se o PS (26,58 por cento).

Com 10,73 por cento dos votos, o BE ultrapassou como terceira força política a CDU, que se ficou pelos 10,66 por cento dos votos.

O CDS-PP manteve os mesmos dois lugares em Estrasburgo com 8,37 por cento dos votos.

Segundo dados oficiais provisórios, o PSD elegeu oito eurodeputados contre sete do PS, o Bloco de Esquerda conseguiu três lugares em Estrasburgo, enquanto CDU e CDS elegeram dois cada.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares