Açoriano Oriental
Ribeira Grande com monumento de homenagem ao surfista

A Câmara Municipal da Ribeira Grande inaugurou, na passada sexta-feira, um monumento de homenagem ao surfista instalado na rotunda da avenida José Nunes da Ponte. 


Autor: Ana Carvalho Melo

A estátua que representa o surfista constitui uma “importante marca para a cidade e para o concelho”, frisou na ocasião o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, realçando que esta obra simboliza o surfista e a Ribeira Grande como capital do surf, numa empreitada que também permitiu requalificar um espaço que se encontrava degradado.

Concebida pelo artista Rui Goulart, natural da ilha do Pico e a residir na freguesia do Pico da Pedra, a estátua com cerca de 4,5 metros de altura, pretende “colocar o monumento como peça central da rotunda e sinalizar a perspetiva de futuro em termos de desenvolvimento do concelho, tendo em conta as potencialidades que podem ser extraídas dos desportos de mar e atividades conexas”.

Ao Açoriano Oriental, Alexandre Gaudêncio recordou que, desde que o executivo tomou posse, um dos desígnios foi “virar a cidade para o mar”, o que envolve diversos objetivos, entre eles a promoção do potencial da prática de desportos de mar, em particular o surf, tal como está previsto no Plano Estratégico do Turismo do município.
Entretanto, já foi registada a marca ‘Ribeira Grande, capital do Surf ‘ à volta da qual têm sido criados eventos e infraestruturas.

O monumento agora inaugurado implicou um investimento de 70 mil euros que incluiu a requalificação da rotunda da avenida José Nunes da Ponte, com incidência no sistema de jatos de água que saem por baixo da prancha do surfista e que simulam as ondas, para além da zona envolvente que se apresenta renovada.

“A ideia foi criar uma imagem de marca na cidade para quem nos visita, ficando por isso numa posição estratégica à entrada da mesma e numa zona que está a ser requalificada com diversos investimentos privados”, frisou.

O presidente da Câmara revelou ainda que já foram encetadas conversações para que a Ribeira Grande integre o circuito mundial de surf.

“Há a expectativa de que o município integre esse rol de competições já no próximo ano”, revelou, realçando que este tipo de evento mundial que é transmitido nacional e internacionalmente “coloca a Ribeira Grande com uma grande visibilidade fora da Região”.


Ligação à ETAR aguarda visto do Tribunal de Contas
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande revelou que a obra de ligação das águas residuais da cidade até à ETAR em Santana aguarda visto do Tribunal de Contas para ser consignada.

“Este procedimento no valor de 2,2 milhões de euros já foi adjudicado e espera visto do Tribunal de Contas para procedermos à sua consignação”, revelou, explicando que este projeto “vai mudar o paradigma das águas residuais na cidade, levando o seu tratamento para a ETAR que já existe” e resolvendo os problemas que existem na zona da Praia do Monte Verde.

Alexandre Gaudêncio respondia às críticas do Partido Socialista da Ribeira Grande que, em nota enviada à comunicação social, defende que “a resolução das questões sanitárias da praia do Monte Verde, que afetam surfistas e banhistas no geral, são mais prementes que a estátua de homenagem ao surfista”.

Segundo o PS da Ribeira Grande, devem ainda ser criados duches e instalações sanitárias condignas na Praia do Monte Verde para reforçar as condições de prática desportiva regular, assim como reforçadas as condições de segurança, designadamente através do reforço das equipas de nadadores-salvadores no local.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados