Açoriano Oriental
Resultados do Orçamento Participativo Jovem da Lagoa apresentados domingo

O Cineteatro Lagoense Francisco D’ Amaral Almeida,na Lagoa, recebe no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, pelas 18 horas, a cerimónia de apresentação dos resultados do Orçamento Participativo Jovem (OPJ).


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Este evento, de participação gratuita, é dirigido a toda a comunidade e contará com o artista comediante Helfimed para animar a iniciativa, diz nota da autarquia da Lagoa.

Este ano, o OPJ contou com uma votação intensa, fruto de uma grande divulgação por parte de toda a comunidade, sendo que, foram recebidas 108 propostas, que envolveram a participação de 415 jovens, num processo de democracia participativa de elevada visibilidade.

Da análise técnica, resultaram 18 projetos que foram a votação, durante todo o mês de janeiro, concretizados num total de 2960 votos, representando a participação de 1480 pessoas. Estes resultados evidenciam uma participação massiva e um significativo interesse de todos os lagoenses, pois representam quase o dobro da votação da 3ª edição do OPJ, que foi de 792 pessoas.

Refira-se que, este ano, a Câmara Municipal de Lagoa implementou processos simplificados de votação para os estudantes do 3º ao 6º ano de escolaridade, nomeadamente através da realização de ações de voto presencial, contribuindo, desse modo, para a participação de, aproximadamente, 500 alunos. Por outro lado, foram, igualmente, realizadas ações de votos para os funcionários da Câmara Municipal da Lagoa e centros de convívio do concelho.

Para a vereadora Albertina Oliveira, o OPJ, "ano após ano, envolve cada vez mais a comunidade lagoense, contribuindo para o seu desenvolvimento e confere ao concelho um elevado dinamismo, dando voz, através de um projeto de democracia participativa, aos jovens lagoenses, em prol de um futuro decidido por eles", disse citada na mesma nota.

Albertina Oliveira acrescenta que, os "diversos projetos apresentados demonstram a preocupação dos jovens nas diferentes áreas de atuação do município, sendo elas: a criação de instalações promotoras de exercício físico e bem estar; criação de acessibilidades à cultura e serviços; preocupação com o meio ambiente e o bem estar animal e criação de alguns eventos".




PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados