Açoriano Oriental
Reitores anunciam contrato de legislatura que duplica investimento em ciência até 2030

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) anunciou hoje a assinatura de um Contrato de Legislatura com o governo que duplica o investimento do Estado em ciência até 2030.


Foto:
Autor: Lusa/AO online


De acordo com o CRUP, a assinatura do documento está prevista para 29 de novembro, ainda “sujeita a confirmação”.

“Em 2020 as universidades recuperam o valor das propinas e ganham um adicional para fazer face a compromissos anteriormente assumidos. A seguir crescem 2% ao ano até 2023”, afirmam os reitores em comunicado.

O CRUP considera que o contrato garante “estabilidade e previsibilidade” às instituições.

“O objetivo de alcançar um investimento global em investigação e desenvolvimento (I&D) de 3% do PIB até 2030, com um terço da despesa a cargo do Estado e dois terços de despesa privada, é outro compromisso que vai exigir um esforço do governo”, lê-se no comunicado divulgado pelo CRUP.

Os reitores sublinham que, tal como no contrato assinado há quatro anos, “não estão previstas cativações” para as universidades e são garantidos acréscimos adicionais correspondentes aos montantes necessários à execução de alterações legislativas que representem aumento de despesa ou redução de receita no período de vigência do acordo.


Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.