Açoriano Oriental
OE2011
Regime compensatório pode violar Constituição
O presidente da República sugeriu esta sexta-feira que o regime compensatório para os funcionários públicos a aplicar nos Açores poderá ser inconstitucional, violando o princípio da equidade na tributação dos rendimentos dos cidadãos.
Regime compensatório pode violar Constituição

Autor: Lusa/AO online
Cavaco Silva falava aos jornalistas em Mar del Plata, Argentina, onde até sábado participará na XX Cimeira Ibero-Americana.

Confrontado com a possibilidade de o Governo Regional dos Açores atenuar o regime geral de cortes para os seus funcionários públicos, o chefe de Estado começou por advertir os jornalistas que não dispunha ainda de “informação segura” o assunto.

“Portanto, respondo na falta de alguma informação”, salientou.

No entanto, de acordo com o Presidente da República, “quando se pedem sacrifícios às pessoas, uma regra de equidade básica deve ser respeitada: o princípio fundamental da tributação é que pessoas com o mesmo rendimento devem pagar os mesmos impostos”.

“Quando se cortam vencimentos às pessoas, está-se a tributar o rendimento das pessoas. Fazer discriminações significa sempre de alguma forma violar um princípio de equidade - e a nossa Constituição diz que as pessoas devem ser tratadas de acordo com o seu rendimento global e nunca de acordo com a profissão que exercem, ou o local onde habitam”, sustentou Cavaco Silva.
    
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados