Região com 6993 inscritos nas agências de emprego em abril

Verifica-se uma redução de 0,79% face a março e um aumento de 0,43% face a abril de 2020



No fim do mês de abril, estavam inscritos nas agências para a Qualificação e Emprego dos Açores 6993 pessoas à procura do primeiro ou novo emprego, revelou o govero regional.

Segundo o relatório mensal sobre o número de desempregados inscritos e ocupados em programas de inserção socioprofissional e medidas de estágio na Região, este número sofreu uma redução de 0,79% face ao mês de março, o que significa que, em abril, se registaram menos 56 inscritos que no mês anterior.

No entanto, quando se comparam os números de abril com o mesmo mês de 2020, verifica-se um aumento de 0,43%, ou seja, mais 30 desempregados do que em igual período do ano passado.

Rm comunicado, o governo regional adianta ainda que “a grande maioria dos desempregados (73,18%) se enquadram nas atividades do setor dos serviços”, correspondendo a “87,54% da totalidade dos desempregados inscritos”.

O relatório mensal destaca que “a maioria dos utentes se encontravam inscritos como trabalhadores de limpeza, trabalhadores dos resíduos e de outros serviços elementares, vendedores, trabalhadores dos cuidados pessoais e similares e trabalhadores não qualificados da indústria extrativa, construção, indústrias transformadoras e transportes”.

Considerando os números do desemprego por ilha, o documento dá conta que São Miguel agregava 66,88% do total dos desempregados na Região, seguindo-se a ilha Terceira com 20,69%, o Pico com 4,16% e o Faial com 3,68%, “uma vez que são as ilhas que têm mais peso relativo no arquipélago em termos de inscritos em abril de 2021”.

“Por concelhos, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Angra do Heroísmo e a Praia da Vitória representavam 70,05% da totalidade dos desempregados registados nos Açores no passado mês”, realça a nota.

Relativamente aos programas ocupacionais, em abril deste ano, registou-se um aumento de 218 pessoas, verificando-se atualmente 4379 indivíduos enquadrados nesta medida. Já as medidas de promoção de emprego jovem, como Estagiar L e T, contaram com menos 83 pessoas em abril, existindo neste momento 3441 jovens nestes programas.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares