1 de julho

Rede de ATL de Ponta Delgada reabre com novas regras

A Rede de ATL (Ateliers de Tempos Livres) do município de Ponta Delgada reabre a 1 de julho, com os cuidados e equipamentos necessários para garantir a segurança das crianças e funcionários.



Tendo por base os novos planos de ação que surgiram na sequência da Covid-19, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos meses de julho, agosto e ao longo da primeira quinzena de setembro, alargou o número de salas de ATL e contratou cerca de 40 novos animadores socioculturais, refere nota.

São 48 salas no total, 75 colaboradores da rede municipal de ATL e 37 estudantes do curso de Educação Básica da Universidade dos Açores, que frequentaram a formação online dada pela USISM - Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, para garantir as condições necessárias à abertura destes espaços municipais.

No mês de julho, os ATL municipais de Ponta Delgada vão receber 571 crianças e em agosto 563. O horário de funcionamento será das 08h00 às 19h00. A receção das crianças será entre as 08h00 e as 09h00 e a saída das 17h30 às 18h30.

Seguindo as regras atualmente em vigor, as crianças não podem permanecer no ATL por período superior ao estritamente necessário.

À chegada e saída do ATL, a criança é recebida à porta do estabelecimento, apenas por uma pessoa, que usará equipamento de proteção necessário e a reencaminhará para a respetiva sala.

A criança terá de desinfetar as mãos à entrada do ATL e na sala, utilizando o dispensador de solução à base de álcool que se encontra no local.

Será ainda feita a medição e o registo da temperatura da criança à entrada e à saída e caso esta apresente febre, não poderá permanecer no espaço.

Os objetos pessoais da criança são colocados em local devidamente identificado e deve-se evitar a circulação dos encarregados de educação, e/ou pessoas pelos mesmos designadas, dentro do espaço de funcionamento do ATL.

Tendo em conta a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, serão promovidas atividades diversificadas e divertidas no espaço onde funciona o ATL. Por precaução, não serão realizadas saídas.

Adianta a nota que a redução do número de crianças por sala foi assegurada para que fosse cumprido o distanciamento recomendado de 1,5 a 2 metros nas diferentes atividades lúdicas.

As crianças e animadores estão distribuídos por várias salas e cada animador está responsável por apenas um grupo. Assim, é evitado o contacto entre grupos. Cada criança terá material individual necessário para a atividade a realizar e será salvaguardada a desinfeção e partilha de objetos.

Por questões de higiene e segurança, cada criança deixará o calçado à entrada da respetiva sala, sendo necessário calçado extra para permitir a troca, ficando este último no ATL.

Na sala de atividades, estão criadas todas as condições para adotar as medidas preventivas recomendadas, como a instalação sanitária com água, sabão líquido com dispositivo doseador e toalhetes de papel de uso único.

Todos os espaços de ATL farão a gestão de resíduos diários, sem necessidade de proceder a tratamento especial, e terão material para os procedimentos adequados de desinfeção e limpeza dos materiais, equipamento de proteção, dispensador de solução à base de álcool para desinfeção das mãos.

O acesso à sala é limitado apenas ao animador e ao grupo afeto ao mesmo, existindo ventilação e arejamento de modo a permitir uma melhor circulação do ar.

Os brinquedos serão higienizados pelo menos duas a três vezes ao dia e será realizada a adequada descontaminação das superfícies utilizadas regularmente (mesas, cadeiras, entre outras).

Os ATL vão privilegiar atividades em espaços abertos e os animadores terão atividades preparadas para realizar no exterior com as recomendações de distanciamento físico. O espaço de recreio pode ser delimitado e/ou utilizado segundo um sistemas rotativo pelos grupos em caso de necessidade.

O fornecimento das refeições (lanche e almoço) é da responsabilidade dos pais, que podem, no entanto, optar por serviço de catering. As crianças almoçam na respetiva sala de atividades e sempre no mesmo lugar.

Antes e depois das refeições, as crianças têm de lavar as mãos e serão acompanhadas para que o façam de forma correta. A lancheira e mochila da criança deverão estar devidamente identificados.

Cada criança terá que ter kit próprio (identificado) com garrafa de água, talheres e guardanapos para as refeições. Após as refeições, cada criança deverá, alternadamente, levar o seu lixo até ao caixote disponível na sala e guardar o seu kit.

Quando as crianças mais pequenas, que necessitarem de ajuda, o animador irá auxilia-las, tendo a preocupação de lavar e desinfetar das mãos antes de manusear qualquer recipiente de comida, peça de fruta ou talheres.

As crianças não devem trazer brinquedos para os ATL e no final da semana, o material que permanece neste espaço (estojo, capa e calçado), terá de ser levado para casa para higienização.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares