Açoriano Oriental
Quadra de Natal animada em Vila Franca do Campo

Exposições, concertos, provas desportivas e atividades para miúdos e graúdos marcam o programa de Natal deste ano da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo (CMVFC).

Quadra de Natal animada em Vila Franca do Campo

Autor: Paulo Faustino

Vila Natal 2022 arrancou com a inauguração da exposição de presépios de lapinha no Centro Cultural da Vila (resultado dos trabalhos realizados no workshop promovido pela autarquia), sendo que no mesmo espaço também abriu o Mercadinho de Natal, iniciativa que estará aberta ao público até 22 de dezembro.

Na próxima sexta-feira, pelas 20h00, ocorrerá a abertura da feira “Loja do Pai Natal” no Pavilhão Multiusos Açor Arena, onde os visitantes poderão apreciar e adquirir produtos regionais ou saborear doces e licores da época, e produzidos por comerciantes, artesãos e artistas locais.

Durante esta feira - segundo nota de imprensa -, estará em exibição, igualmente, a Exposição de Artesanato e Atividades Económicas do Concelho e haverá pula-pulas para as crianças nos dias 3 e 4.

No que toca à animação da feira, está prevista a atuação de Aspegiic no dia 3 e atuações pelos grupos de dança da associação Unojovens e da ADV (Associação Desportiva da Vila) a 4.

O município volta a exibir presépios em todas as seis freguesias, estando agendada a inauguração da iluminação de Natal e do Presépio Municipal no próximo sábado às 19h00, com animação musical pelo Grupo Coral da Matriz de Vila Franca do Campo. No que respeita aos presépios das freguesias, estes serão inaugurados no dia 7 (Ribeira Seca), dia 9 (São Pedro e Água d’Alto), dia 11 (Ponta Garça) e dia 16 (Ribeira das Tainhas). Por sua vez, a ADV – Associação Desportiva da Vila será responsável pela decoração das varandas do concelho (7 de dezembro), pela decoração do Parque da Vila com a “Aldeia Branca de Natal” (14 de dezembro), bem como pela animação (juntamente com o Grupo Sons do Vento) do Cortejo de Natal a realizar a 18 de dezembro, pelas 15h00.

A 8 de dezembro haverá concurso de montras e, pelas 19h00, a comunidade poderá desfrutar de um passeio de carruagem pelas ruas do comércio local, com partida no Largo Bento de Góis, ocorrendo seguidamente (20h00) uma sessão fotográfica com o Pai Natal, no Centro Cultural. Em simultâneo no Largo Bento de Góis, pelas 20h00, a animação musical estará a cargo do grupo Duo Furnas e, posteriormente, da cantora Marina Rainha.

De acordo com a mesma fonte, o Museu Municipal inaugurará o seu presépio a 6 de dezembro, pelas 14h00, e promoverá o “Atelier de Anjinhos de Natal” no dia 10, na Olaria-Museu. No que respeita a concertos musicais natalícios, no dia 11 de dezembro ocorrerá um concerto de cordas pelo grupo Quadrivium, no Centro Cultural pelas 20h00, enquanto o concerto de Natal pela Filarmónica Lealdade decorrerá a 6 de janeiro, pelas 20h30, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.

Por fim, está agendada a realização da 7.ª Edição do Epic Trail Run Azores, prova internacional a decorrer entre 2 e 4 de dezembro e onde participarão 1111 atletas, dos quais dois terços oriundos de 22 países.

Por sua vez, o Clube Desportivo de Vila Franca (com o apoio do Serviço de Apoio ao Desporto) volta a promover a “Rota dos Presépios” no dia 16 de dezembro às 19h00, onde os participantes poderão participar numa corrida que terá pontos de passagem em todos os presépios das freguesias do concelho. Por fim, o Serviço de Apoio ao Desporto da autarquia promoverá o evento “Christmas Fit” a 17 de dezembro, entre as 14h30 e as 20h00, um evento com o apoio do ginásio Industrial Gym e onde os participantes poderão desfrutar de aulas de GAP, Cross Training e Cycling.

A encerrar o programa de Natal da autarquia, no dia 7 de janeiro decorrerá o tradicional Cortejo de Reis Magos, após uma paragem de dois anos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados