Putin pede a Israel para manter boas relações com a Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, expressou ao primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, o desejo de que Israel mantenha a "política de continuidade" em relação à Rússia.




Trata-se do primeiro encontro entre ambos desde que Bennett assumiu o cargo de chefe do Executivo de Israel, no passado mês de junho.

"Temos muitas questões que podemos e devemos abordar. Realmente, espero que, apesar das lutas internas, que são inevitáveis em qualquer Estado, o seu Governo mantenha uma política de continuidade nas relações entre a Rússia e Israel", disse o chefe de Estado russo após ter recebido Bennett na residência de Bocharov Ruchei, em Sochi, no Mar Negro.

Putin afirmou que a Rússia desenvolveu uma relação "muito profissional e de confiança" com o anterior Governo de Israel, chefiado por Benjamin Netanyahu, com quem o presidente russo manteve vários encontros.

A visita de Bennett à Rússia coincide com o 30.º aniversário da restauração das relações diplomáticas entre os dois Estados, indicou o Kremlin a propósito da visita do primeiro-ministro de Israel. 

Putin recordou que Israel é o "lar" da "talvez maior comunidade de russófonos no estrangeiro", atingindo aproximadamente um milhão de pessoas que são imigrantes ou descendentes de imigrantes provenientes de países que fizeram parte da ex-União Soviética. 

Bennett disse que os israelitas encaram o chefe de Estado russo como "um amigo muito próximo".

"Durante mais de vinte anos você (Vladimir Putin) fortaleceu os laços entre os nossos países. Quero dizer-lhe, em nome de todo o país, de todos os cidadãos, que o vemos como um amigo muito próximo e verdadeiro do Estado de Israel", afirmou Bennett.

O primeiro-ministro de Israel disse ainda que pretende abordar com Putin a situação da guerra na Síria e os esforços para travar o programa nuclear iraniano.

O Presidente russo confirmou que a Rússia e Israel mantêm contactos sobre a luta contra o "terrorismo" na Síria.

"Como sabe, estamos a fazer esforços para restaurar 'a condição de Estado' da Síria. Há questões problemáticas, neste ponto. Muitas. Mas, há pontos de contacto e oportunidades de cooperação. Especialmente nos temas relacionados com a luta contra o terrorismo", assinalou Putin.

A Rússia apoia o governo de Damasco com a presença de tropas em território sírio.


PUB

Premium

Com um ano de existência, a Associação Cultural e Recreativa da Batalha das Limas quer fazer esta tradição do Carnaval micaelense, única no mundo, entrar definitivamente na era da sustentabilidade. Este ano, haverá uma redução dos sacos de plástico nos camiões e a verba da reciclagem dos sacos será entregue a uma instituição. Além disso, pela primeira vez serão usadas limas com cera de abelha, biodegradáveis, em vez da parafina