PSD/Açores propõe medidas para aumentar transparência das contas públicas

O PSD/Açores apresentou no parlamento regional um conjunto de iniciativas legislativas com o intuito de aumentar a transparência na gestão das contas públicas e nas empresas públicas regionais, anunciou o presidente do partido.


 

“O pacote legislativo proposto pelo PSD/Açores contempla cinco iniciativas legislativas e políticas que prosseguem três grandes objetivos – melhorar o controlo da utilização dos recursos públicos, assegurar transparência na gestão pública e dotar a Assembleia Legislativa da informação e dos meios técnicos adequados à aprovação do orçamento e das contas públicas”, afirmou Duarte Freitas aos jornalistas.

Em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, o líder parlamentar e do PSD/Açores recordou que já em 2011 o partido apresentou um conjunto de propostas que visavam “precisamente melhorar a transparência das contas públicas”.

Entre as propostas social-democratas hoje apresentadas consta a criação de uma Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), no âmbito do parlamento, com a missão de elaborar estudos e documentos de trabalho técnico sobre a gestão orçamental.

Para Duarte Freitas esta unidade constitui “um instrumento essencial à qualidade do debate político parlamentar”, alegando que a mesma já existe há oito anos na Assembleia da República.

O PSD propõe, também, que seja criada uma Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização da atuação do setor público empresarial na região, para permitir a avaliação, fiscalização das orientações e objetivos de gestão que são praticados.

“A atual situação do setor público empresarial, com várias empresas em falência técnica e outras à beira do colapso, exige, por si só, a necessidade de adotar medidas de maior transparência de gestão e rigor na disponibilização da informação”, defendeu Duarte Freitas.

O líder social-democrata revelou, ainda, que entre os projetos de resolução propostos consta a criação de um portal do setor público empresarial da região autónoma dos Açores para “permitir à sociedade em geral conhecer a realidade do setor, promovendo a transparência dos gastos públicos e estimulando a participação e controlo social”.

Garantir o acompanhamento periódico e efetivo dos projetos das parcerias público privadas existentes nos Açores e o cumprimento, pelo Governo Regional, da legislação aprovada em 2011, referente ao sistema de informação sobre o setor público empresarial e apresentação da despesa pública com maior desagregação nas propostas de orçamento regional, foram outros dos projetos de resolução apresentados pelos social-democratas açorianos.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares