PS/Açores diz que falhas no transporte escolar expõem má gestão do Governo Regional

O líder do PS/Açores alertou que a “má gestão financeira” do Governo Regional não é um “problema abstrato” e está a “afetar diretamente a vida das pessoas” através das “falhas graves” no transporte escolar



“Quando falamos de finanças públicas, não falamos apenas do Governo [Regional]. Falamos das pessoas. Falamos, por exemplo, de famílias e de crianças que não conseguem ir à escola porque os compromissos não são pagos”, afirmou Francisco César num comunicado.

A suspensão do serviço de transporte escolar por uma empresa privada na Lagoa afetou cerca de 70 alunos, por pagamentos em atraso do Governo dos Açores, que espera resolver a situação até ao final da semana.

O presidente do PS na região avisou que, além da situação na Lagoa, a “mesma situação poderá ocorrer em Rabo de Peixe” na terça-feira, tratando-se de um “exemplo claro de como a má gestão financeira deixa de ser um problema abstrato para passar a afetar diretamente a vida das pessoas”.

Francisco César acusou o executivo dos Açores, liderado por José Manuel Bolieiro, de ter um “discurso desligado da realidade” devido às “falhas graves” no transporte escolar.

“De nada serve o secretário regional das Finanças dizer em conferências de imprensa que estamos melhor do que no ano passado, ou o presidente do Governo garantir, na sua mensagem de Natal, que os Açores estão bem, quando, na prática, há crianças que ficam sem transporte escolar porque o Governo não paga aquilo a que está obrigado”, insistiu.

Francisco César referia-se às declarações do secretário das Finanças, em 05 de janeiro, nas quais Duarte Freitas destacou o crescimento da economia e salientou que a dívida dos Açores está a crescer com os governos PSD/CDS-PP/PPM a um ritmo inferior em 25% “ao que crescia no tempo dos governos socialistas”.

O também deputado do PS na Assembleia da República defendeu que o “contraste entre o discurso oficial e a realidade vivida no terreno revela a necessidade urgente de mudança de rumo” na governação regional.

“Mais cedo ou mais tarde, todos vamos pagar a fatura deste caminho, porque o que está a acontecer tem consequências reais”, reforçou o socialista.

PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA