Açoriano Oriental
Covid-19
PS/Açores com proposta para medidas excecionais para agricultura

O grupo parlamentar do PS/Açores entregou um projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional "medidas excecionais" para a agricultura de modo a minimizar os impactos da Covid-19 num "setor fundamental" para a economia do arquipélago.

PS/Açores com proposta para medidas excecionais para agricultura

Autor: Lusa/AO Online

O projeto de resolução do grupo parlamentar do PS no parlamento dos Açores propõe, nomeadamente, “a antecipação do pagamento das ajudas comunitárias, apoios específicos para os produtores de leite, de vinho e de flores, apoio ao rendimento dos produtores das fileiras mais afetadas" entre outras medidas, segundo o deputado socialista açoriano António Toste Parreira, citado numa nota de imprensa do partido.

O projeto entregue na Assembleia Legislativa dos Açores frisa que, “apesar de todo o trabalho que já foi realizado nos Açores, há ainda um caminho longo pela frente, para tentar reduzir ao máximo os impactos que inevitavelmente a crise mundial está a provocar na região”.

No entanto, “esse trabalho vai exigir o envolvimento de várias entidades regionais, mas também nacionais e europeias”, acrescenta o deputado António Toste Parreira.

O parlamentar defende que algumas das medidas já implementadas pelo executivo açoriano socialista “têm ajudado o setor”, como por exemplo, “a antecipação do pagamento de 30% do suplemento do prémio aos produtores de leite; a antecipação em 70% dos pedidos de pagamento no âmbito do PRORURAL+ e o esforço no pagamento das medidas prevista no PROAMAF (Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal)”.

“Por causa da pandemia mundial causada pela covid-19, o setor agrícola tem sentido dificuldades na exportação de alguns produtos, refletindo-se na perda de rendimento para os produtores. Com esta iniciativa, pretendemos fazer frente e minimizar os impactos sofridos neste setor fundamental da nossa economia e que é sustento direto de milhares de famílias açorianas”, sublinha o deputado socialista.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados