Açoriano Oriental
Proteção Civil regista incidentes em três ilhas (com fotos)
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou esta segunda-feira vários incidentes com danos materiais em três ilhas do arquipélago, na sequência do mau tempo que afeta o arquipélago.
 Proteção Civil regista incidentes em três ilhas (com fotos)

Autor: Lusa/AO online

Segundo fonte do serviço, em São Miguel, a maior ilha da Região Autónoma dos Açores, no grupo oriental, o portão de uma moradia caiu, tendo ainda ocorrido a queda de um cabo de televisão, situações que foram entretanto resolvidas.

Já na ilha do Pico, no grupo central, a Proteção Civil registou a quebra de janelas num restaurante no concelho das Lajes do Pico.

Por fim, na ilha Terceira, também no grupo central, verificou-se a queda de uma árvore, uma inundação numa habitação e a obstrução de uma ponte, além de chapas de um telhado que voaram.

"A Proteção Civil realça o facto de não haver danos pessoais até ao momento e reitera as recomendações à população", referiu a mesma fonte.

Entre os conselhos, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros aponta a necessidade de "garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes, e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

Por outro lado, apela à manutenção da limpeza dos sistemas de drenagem e a consolidação de telhados, portas e janelas, além de pedir à população para proceder a "uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, 'placards' e outras estruturas montadas ou suspensas".

A Proteção Civil recomenda ainda um "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas" e a não praticar "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".

Entretanto, a Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, anunciou que o Mercado da Graça, de venda de produtos agrícolas, está encerrado, bem como as visitas à Torre Sineira no edifício dos Paços do Concelho.

As ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental do Açores, estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, estas duas ilhas vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 24:00 de hoje (menos uma hora nos Açores) devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados