Açoriano Oriental
Mau tempo
Proteção Civil eleva nível de alerta para laranja em oito distritos

A Proteção Civil elevou o nível de alerta de amarelo para laranja em oito distritos em Portugal Continental face às previsões de chuva intensa para o final do dia e alertou para a possibilidade de inundações em meio urbano.

Proteção Civil eleva nível de alerta para laranja em oito distritos

Autor: Lusa/AO Online

"Foi decidido, no 'briefing' do centro de coordenação operacional nacional, elevar o estado de alerta especial para nível laranja para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa", disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O nível laranja é o segundo mais elevado numa escala de quatro e representa um grau de risco elevado, existindo a possibilidade de ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.

Num ponto de situação, André Fernandes explicou que as previsões meteorológicas apontam para "períodos de chuva por vezes forte e persistente" entre o final da noite de hoje e a madrugada de terça-feira.

O período crítico será entre as 21h00 e as 09h00, com possibilidade de trovoadas e rajadas fortes de vento.

O comandante nacional da ANEPC referiu também que a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu avisos para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Sorraia.​​​​​​​

Perante as previsões, a Proteção Civil admite que poderão registar-se inundações em meio urbano, cheias e derrocadas e deslizamentos de terra. As zonas mais suscetíveis são no litoral norte, região centro e área metropolitana de Lisboa.​​​​​​​

“Mais do que as medidas de antecipação que estão a ser tomadas, importa sensibilizar para a autoproteção de todos, que é fundamental”, apelou André Fernandes, recomendando que os condutores que já estejam a realizar viagens neste período, a poucos dias do Natal, também estejam atentos à informação meteorológica e operacional da Proteção Civil.

​​​​​​​O responsável acrescentou que a elevação do estado de alerta implica um reforço de operacionais e que os serviços municipais da Proteção Civil também “farão a análise, ponto a ponto, das situações mais críticas”, recordando que ainda estão a decorrer operações de reabilitação em algumas zonas.

“Se for necessário, farão os condicionamentos de trânsito nas vias mais afetas ou com possibilidade de virem a ser afetadas”, disse.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados