Proteção Civil dos Açores regista 61 ocorrências durante noite e madrugada

Os Açores registaram 61 ocorrências provocadas pela chuva e vento que se fizeram sentir, durante a noite e madrugada, sobretudo queda de árvores, revelou hoje a Proteção Civil açoriana.



“As situações reportadas correspondem, maioritariamente, a quedas de árvores, havendo ainda ocorrências relacionadas com queda e danos de estruturas, inundações em habitações e obstruções de vias. Não há vítimas a registar”, avançou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em comunicado de imprensa.

Desde as 23:00 locais (meia-noite em Lisboa) de sexta-feira, foram registadas 61 ocorrências em cinco ilhas (30 em São Miguel, 28 na Terceira, uma em São Jorge, uma no Faial e uma no Pico), “na sequência da passagem de uma depressão com um sistema frontal, que afetou o estado do tempo no arquipélago”.

Nos locais têm estado "bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas, serviços municipais de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública e EDA, sob a coordenação do SRPCBA".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha colocado sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores, devido a vento e precipitação forte, que podia ser acompanhada de trovoada, até às 09:00 de hoje.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.



PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024