Açoriano Oriental
Governo dos Açores quer fixar jovens através do empreendedorismo

A secretária da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego do Governo dos Açores afirmou que pretende fixar jovens na região através do empreendedorismo, a propósito do programa Academia Empreendedora, lançado pelo executivo açoriano.

Governo dos Açores quer fixar jovens através do empreendedorismo

Autor: Lusa

“É pelo desenvolvimento de competências transversais nesses jovens que vamos criar todas as condições para que eles permaneçam na região. Criar empregabilidade passa desde logo pela criação do próprio negócio e do próprio emprego”, afirmou Maria João aos jornalistas.

A secretária regional falava no ‘campus’ de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, após a assinatura de um protocolo entre o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) e o estabelecimento de ensino, para operacionalizar a edição universitária da Academia Empreendedora – Escola de Líderes.

A Academia Empreendedora – Escola de Líderes é um projeto lançado pelo Governo Regional para “promover uma atitude empreendedora na população juvenil dos Açores”, através de iniciativas no meio escolar, em todos os ciclos de ensino.

“Temos de desenvolver competências nos jovens para que eles fiquem na região. Despertar novas ideias e novos talentos para que eles fiquem na região e desenvolvam o seu projeto pessoal, familiar e profissional”, reforçou Maria João Carreiro.

A secretária regional lembrou que o programa também envolve as escolas profissionais e as Instituições Particulares de Solidariedade Social e destacou a importância de criar uma edição universitária da academia. 

“Estes jovens universitários, que estão num percurso formativo mais avançado, em breve vão integrar o mercado de trabalho e importa desde logo aproximar e criar um contexto de proximidade com o mercado para despertar novos talentos”, salientou.

A reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, explicou que a Academia Empreendedora vai arrancar em março, com formações ‘online’ que visam o “desenvolvimento de competências” na área do empreendedorismo e o “desenvolvimento de ideias de negócio”.

“Importa, cada vez mais, alargar o espetro de competências dos nossos jovens de maneira a que no mercado de trabalho e na sua vivência social e cultural eles possam trazer o maior acréscimo possível de valências, competências e capacidades”, defendeu a reitora.

O projeto vai culminar com a apresentação das ideias de negócio no concurso regional 19.Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados