Açoriano Oriental
Governo dos Açores vai criar planos de formação para jovens NEET e desempregados

O Governo dos Açores vai desenvolver planos de formação para jovens NEET (não trabalham nem estudam) e desempregados de longa duração no âmbito do Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional (GOVP), anunciou a secretária regional.

Governo dos Açores vai criar planos de formação para jovens NEET e desempregados

Autor: Lusa/AO Online

A responsável pelas pastas da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, especificou que o GOVP “ é dirigido essencialmente aos jovens NEET bem como a desempregados de longa duração, porque são pessoas com fracas competências e baixas qualificações”.

Para agilizar o GOVP, Maria João Carreiro assinou, em Ponta Delgada, um protocolo com a delegação dos Açores da ANAFRE- Associação Nacional de Freguesias, que será parceira do projeto.

De acordo com a titular da pasta do Emprego, que falava aos jornalistas após assinatura do protocolo, o gabinete “irá permitir que seja dada uma resposta individualizada a cada um dos beneficiários”, através de um plano de formação individual para “reintegrarem com maior facilidade o mercado de trabalho”.

“Não queremos deixar ninguém para trás. Queremos uma resposta para cada um, sendo que este gabinete tem mesmo como lema formar para empregar”, declarou a governante.

A responsável política destacou que a ANAFRE vai desenvolver um “papel fulcral na implementação deste projeto”, constituindo esta uma “energia muito positiva, porque as juntas de freguesia conhecem a sua população ao pormenor”.

Maria João Carreiro salvaguardou que as juntas de freguesia “vão ajudar a identificar este público mais vulnerável e acompanhá-lo”.

O GOVP será móvel, possuindo postos em Ponta Delgada, em Angra do Heroísmo e na Horta, indo “deslocar-se a todas as juntas de freguesia”.

De acordo com a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, estão identificados cerca de 2600 jovens NEET nos Açores, sendo que já existem 400 planos individualizados de formação para estes jovens e desempregados de longa duração.

O turismo e a construção civil são duas das aéreas económicas onde se sente mais a falta de mão de obra nos Açores, segundo a secretária regional.

Manuel António Soares, responsável pela ANAFRE nos Açores, declarou, por seu turno, aos jornalistas, que “na prática já se identificava nas juntas de freguesia os desempregados”, encaminhando-os para as agências de emprego.

O autarca considerou que a qualificação profissional e escolar “é muito importante para estes desempenharem funções no futuro”, sendo que estes desempregados serão mais valorizados em termos remuneratórios, porque, quanto mais qualificação tiverem, “melhor remuneração terão no futuro”.

O GOVP pretende, nas freguesias dos Açores, “divulgar ofertas de emprego, dinamizar sessões de informação e esclarecimento, workshops ou orientação vocacional”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados