Primeiro-ministro vai apresentar queixa contra “ato de desinformação” nas redes sociais

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que foi alvo de “ato de desinformação com elevada difusão pública”, contra o qual irá apresentar queixa



“Aparentemente, com origem no utilizador ‘Volksvargas’, foi difundida na rede social X uma falsa publicação do Presidente dos Estados Unidos da América com imagem de mensagem atribuída ao primeiro-ministro de Portugal”, indica um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

A mesma nota acrescenta que “será apresentada queixa nas instâncias adequadas”.

“Aproveitamos a ocasião para realçar a importância de combater a desinformação e alertar os portugueses para a relevância de verificar a credibilidade das fontes informativas, em particular nas redes sociais”, refere ainda o comunicado do gabinete de Montenegro.

Na publicação na rede social X feita na quarta-feira, anexa ao comunicado, é difundida uma alegada mensagem privada de Luís Montenegro que teria sido divulgada nas redes sociais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificada como falsa e um ato de desinformação por parte do gabinete do primeiro-ministro.

PUB

Premium

Alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário de todas as ilhas estão a ouvir a mesma mensagem: a violência não resolve nada. É a operação “Violência? Não, obrigado!”, da PSP, que está a visitar escolas até ao dia 30 de janeiro