Polónia

Primeiro-ministro polaco apresenta demissão

O primeiro-ministro polaco, o conservador Jaroslaw Kaczynski, apresentou esta segunda-feira a demissão do governo ao Presidente Lech Kaczynski, anunciou a presidência polaca.


"No dia 5 de Novembro às 13:00 (12:00 em Lisboa), o Presidente da República da Polónia recebe a demissão do governo, apresentada pelo primeiro-ministro", de acordo com um comunicado da presidência.

O partido conservador Direita e Justiça dos irmãos Kaczynski perdeu as eleições legislativas antecipadas de 21 de Outubro para os liberais da Plataforma Cívica dirigidos por Donald Tusk.

O primeiro-ministro demissionário discursa esta segunda-feira à tarde na primeira sessão do novo parlamento.

Após a formalização da demissão do executivo, o Presidente tem 14 dias para designar o futuro primeiro-ministro.

O Presidente não é obrigado a respeitar a escolha dos eleitores e pode nomear um primeiro-ministro, mas caso a escolha presidencial não for aprovada pelos deputados, cabe à Câmara baixa (Dieta) do parlamento polaco eleger o chefe do governo.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias