Açoriano Oriental
Presidente do Governo agraciado no Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu no sábado a escolha de São Jorge para as comemorações do 48.º aniversário do Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas, em que foi distinguido com a Medalha da Cruz de São Jorge, 1.ª Classe.

Presidente do Governo agraciado no Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas

Autor: AO Online /GA

Mostrando-se "honrado e prestigiado" com a distinção, José Manuel Bolieiro enalteceu o papel das Forças Armadas nos Açores, acrescentando que a medalha enaltece “os Açores e os açorianos de cada uma das ilhas” do arquipélago.

"Há em cada uma das nossas ilhas, em cada um dos açorianos, um sentimento de reconhecimento às Forças Armadas, aos militares na sua individualidade, à instituição no seu conjunto, que intervêm de forma humanitária por causa da paz, mas sobretudo por defesa humanitária junto das pessoas nas suas maiores fragilidades", considerou o Presidente do Governo, falando no concelho das Velas, na cerimónia militar a propósito da efeméride.

José Manuel Bolieiro elogiou a escolha de São Jorge para o Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas, lembrando a recente crise sismo-vulcânica na ilha e o “apoio incondicional” e pronto das Forças Armadas no apoio à população residente e na preparação de respostas para um cenário, não verificado, de um agravamento da situação.

O governante deixou ainda palavras de elogio ao Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças, lembrando que “têm sido várias as vezes, circunstâncias e motivações” com que “na sua alta missão” se desloca aos Açores.

“As suas extraordinárias qualidades de liderança reforçam o prestígio, o reconhecimento e a empatia que o povo cada vez mais dedica na apreciação da ação das Forças Armadas”, declarou, dirigindo-se ao Almirante.

Também a Ministra da Defesa, o Presidente da Assembleia Legislativa Regional, os autarcas de Velas e Calheta, os deputados da ilha e os responsáveis dos três ramos das Forças Armadas mereceram palavras de reconhecimento da parte do Presidente do Governo.

A seguir à cerimónia militar, José Manuel Bolieiro cerimónia de arriar da bandeira nacional nas Velas e também na Calheta, tendo de noite assistido a um concerto ao ar livre na Calheta.

Antes, na manhã de sábado, o Presidente do Governo participou na celebração eucarística do Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas, na Igreja Matriz de Velas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados