Açoriano Oriental
Presépio no Curral das Freiras atrai milhares de madeirenses e turistas
A freguesia do Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, apresenta-se este ano como "Aldeia de Natal", onde se destaca o mega presépio, que é visitado por milhares de madeirenses e turistas.
Presépio no Curral das Freiras atrai milhares de madeirenses e turistas

Autor: Lusa/AO Online

 

"É um presépio que leva cerca de mês e meio a ser feito e, mais do que a representação do nascimento de Jesus, é um roteiro pelos usos, costumes e tradições da população do Curral das Freiras", explicou à Lusa o presidente da associação Refúgio da Freira, Anacleto Camacho, responsável pela montagem da estrutura.

O presépio, cuja primeira edição data de 2002, afirmou-se ao longo dos anos como o maior cartaz de Natal do concelho de Câmara de Lobos, tendo sido visitado por mais de 43 mil pessoas no ano passado.

A associação Refúgio da Freira [a designação evoca o nome da freguesia e a ave marinha endémica chamada freira-da-Madeira que nidifica nas montanhas ao redor] usou 350 quilos de papel e 700 paletes de madeira na montagem, ocupando por completo um parque de estacionamento coberto no centro da freguesia, uma das mais pitorescas e visitadas por turistas na ilha da Madeira.

O visitante é conduzido através dum percurso sinuoso, como se estivesse no interior duma gruta, deparando-se com representações em miniatura de atividades típicas da localidade, algumas já inexistentes, como os carvoeiros, as tosquias, a apanha de urze, o cultivo do trigo, as visitas do Espírito Santo, o manuseamento do vime, a matança do porco, a celebração dum arraial.

Indo por um chão coberto de folhas de castanheiro (a castanha é uma principais produções agrícolas da freguesia), o visitante passa também por uma casa típica, onde não falta a tradicional lapinha madeirense: três degraus de madeira (simbolizam o "pai", o "filho" e o "espírito santo"), ornamentados com vasos de trigo, alegra campo, fruta da época e, no topo, uma imagem do menino Jesus.

"É uma forma de homenagear os antepassados, que sobreviveram com imensas dificuldades, e de propor uma reflexão à sociedade de hoje, sobretudo às novas gerações, que consideram tudo complicado e confuso", salientou Anacleto Camacho.

O presépio da associação Refúgio da Freira é o ponto forte da "Aldeia de Natal", iniciativa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que visa estimular o potencial o Curral das Freiras, a começar pelas características orográficas: uma povoação dentro duma cratera no interior da ilha, como um presépio vivo.

"Além disso, a população do Curral das Freiras vive todas as tradições de Natal dos antepassados, desde as missas do parto, a matança do porco, as visitas aos presépios casa a casa, o cantar dos Reis", explicou o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Jesus.

"O Curral começa a Festa [os convívios de Natal] no dia 8 de dezembro e termina no dia 15 de janeiro", lembrou o autarca, considerando, no entanto, que há "muito a fazer no futuro", no sentido de melhorar a iniciativa "Aldeia de Natal".

Para já, Manuel Jesus está satisfeito com sucesso do presépio público, que diz ser o "maior e mais bonito" do concelho e, por isso, conta com apoio da Junta de Freguesia.

"Não estamos a falar de verbas extraordinárias", salientou, realçando que em 2014 a junta conseguiu "apoiar todas as áreas de atividade" com apenas 132 mil euros de orçamento.

A população do Curral das Freiras é de 1700 habitantes, sendo o setor da restauração o principal empregador, mercê da grande afluência de turistas à freguesia, atraídos pela espetacularidade da paisagem envolvente.

Nesta quadra, não dispensam uma visita ao presépio da associação Refúgio da Freira, constituindo uma percentagem significativa do número de visitantes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados