Açoriano Oriental
Preço médio semanal da ERSE sobe esta semana 1,8% na gasolina e 0,3% no gasóleo

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,8% na gasolina e 0,3% no gasóleo, segundo um relatório divulgado pelo regulador.

Preço médio semanal da ERSE sobe esta semana 1,8% na gasolina e 0,3% no gasóleo

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE, para a semana de 26 de dezembro a 01 de janeiro, o preço eficiente (preço médio semanal) antes de impostos é de 0,813 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,012 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,631 euros por litro para a gasolina 95 e nos 1,666 euros por litro para o gasóleo.

Segundo a ERSE, o preço médio semanal aumentou 1,8% face à semana anterior no caso da gasolina e 0,3% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em 4,3% e do gasóleo simples em 0,6%.

"Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 4,0 cent/l [cêntimos por litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,8 cent/l, acima no caso do gasóleo simples", pode ler-se no relatório.

Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,4% acima do preço eficiente e o gasóleo simples 1,1% acima do preço eficiente.

Ainda relativamente à semana anterior, a ERSE refere que, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -1,3% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -3,0%".

A ERSE indica que, em termos absolutos, "estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -2,1 cent/l, e para o gasóleo simples, em -4,9 cent/l, abaixo dos respetivos preços eficientes".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados