Furacão Lorenzo

PPM agenda interpelação ao Governo Regional sobre efeitos do furacão

PPM agenda interpelação ao Governo Regional sobre efeitos do furacão

 

Lusa/AO Online   Regional   3 de Out de 2019, 11:01

O PPM dos Açores informou que agendou uma interpelação parlamentar ao Governo Regional "a respeito da inventariação dos danos ocorridos” no arquipélago devido à ação" do furacão "Lorenzo".

Em nota à imprensa, o partido, que tem Paulo Estêvão como deputado único no parlamento açoriano, diz querer saber qual o "planeamento logístico montado para assegurar o abastecimento das ilhas do Corvo e das Flores na sequência da destruição parcial do porto das Lajes das Flores".

Além disso, os monárquicos falam na "necessidade de solicitar apoio ao Estado para fazer face aos prejuízos decorrentes da intempérie", em especial "os decorrentes da urgente reparação do porto das Lajes das Flores".

"A representação parlamentar do PPM salienta e enaltece o trabalho desenvolvido por todas as entidades competentes e por todos os funcionários envolvidos nas ações de apoio às populações. A partir de agora importa iniciar os trabalhos de reparação e planificar uma ação concertada por todos os órgãos de governo próprio da região, incluindo naturalmente o parlamento dos Açores", diz ainda o deputado do PPM/Açores.

Dada a "enorme escala dos prejuízos ocorridos, em especial os enormes danos verificados no molhe do porto das Lajes das Flores", o PPM considera que o Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, “deve acionar de imediato os mecanismos de solidariedade nacional previstos na Lei de Finanças das Regiões Autónomas, no sentido de serem transferidos os meios financeiros nacionais necessários para iniciar a tarefa de reconstrução necessária".

À agência Lusa, Paulo Estêvão mostrou-se também preocupado com o fornecimento de bens básicos, como alimentação ou gasolina, às populações das Flores e Corvo, adiantando que vai também apresentar um requerimento perguntando quais as reservas de combustível em ambas as ilhas do grupo Ocidental dos Açores.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.