Açoriano Oriental
Ensino Superior
Portugal ocupa 23.º lugar nos 48 países mais bem classificados na investigação
Portugal ocupa o 23.º lugar num "ranking" internacional que avaliou os sistemas de ensino superior de 48 países, selecionados com base na lista de países mais bem classificados em resultados de investigação do
Portugal ocupa 23.º lugar nos 48 países mais bem classificados na investigação

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com um comunicado do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o "ranking" foi desenvolvido pela rede “Universitas 21”, com o objetivo de “evidenciar a importância da criação de contextos fortes para que as instituições de ensino superior possam contribuir para o desenvolvimento económico e cultural dos respetivos países”.

Esta é a primeira vez que se faz um "ranking" de dimensão internacional, comparando sistemas de ensino superior e não instituições de ensino superior.

Em 2008 já tinha sido realizado um exercício do género, mas abrangendo apenas 17 países da OCDE.

Para o estudo foram analisadas quatro grandes dimensões dos sistemas: contexto, recursos investidos, resultados obtidos e conetividade (onde é analisado o grau de internacionalização).

As principais conclusões do "ranking" apontam para a existência de “uma forte relação” entre os recursos disponibilizados e os resultados obtidos.

“Os países com mais resultados são, em regra, os mesmos países que estão no topo dos recursos investidos”.

Assim, verifica-se que, no "ranking" de recursos investidos, Canadá, Dinamarca e Suécia ocupam os lugares cimeiros, e Portugal o 23.º lugar.

No "ranking" de resultados obtidos, a lista é liderada por Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, encontrando-se Portugal em 28.º lugar.

No "ranking" de contexto, a lista é liderada por Holanda, Nova Zelândia e Estados Unidos, e no "ranking" de conetividade/internacionalização, a lista tem, nos primeiros lugares, Áustria, Singapura e Suíça. Nestas duas áreas, Portugal ocupa, respetivamente o 21.º e o 24.º lugar.

Em termos globais, os sistemas de ensino superior com maior qualidade são os Estados Unidos, a Suécia, o Canadá, a Finlândia e a Dinamarca.

Portugal ocupa, no "ranking" geral, que combina os vários rankings específicos, o 23.º lugar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados