Conjuntura

Portugal acumula défice comercial de 10 mil milhões euros

Portugal acumula défice comercial de 10 mil milhões euros

 

Lusa / AO online   Economia   16 de Out de 2009, 11:43

Portugal registou um défice comercial de 10 mil milhões de euros entre Janeiro e Julho, uma melhoria de 3,4 mil milhões de euros, quando comparado com igual período de 2008, indicou o Eurostat.
Segundo o gabinete oficial de estatísticas das comunidades europeias, Portugal continuou a comprar mais ao estrangeiro do que a vender, alcançando no entanto uma redução em percentagem idêntica na queda das exportações e das importações, reduzidas em um quarto.

Entre Janeiro e Julho deste ano Portugal gastou 28 mil milhões de euros em importações, menos 25 por cento quando comparado com os 37,2 mil milhões de euros gastos em igual período do ano passado.

No caso das exportações, Portugal arrecadou 17,9 mil milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, também neste caso uma redução de 25 por cento quando comparado com os primeiros sete meses de 2008, quando havia facturado 23,8 mil milhões de euros neste campo.

O défice comercial português situa-se assim como quinto pior no total da União Europeia, apenas superado pelo Reino Unido (54,4 mil milhões de euros), França (30,4 mil milhões de euros), Espanha (26,9 mil milhões de euros) e Grécia (17,1 mil milhões de euros).

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.