Açoriano Oriental
População pede reforço de segurança na orla marítima de Rabo de Peixe (vídeo)
A população residente na rua de São Sebastião, em Rabo de Peixe, está preocupada com a erosão da encosta e solicita um reforço das medidas de segurança.
Carregando o video...

Autor: Luís Pedro Silva
José Vieira, morador na rua de São Sebastião, considera que “esta zona está um perigo” e apresenta o risco de ruir.
“Mais dia, menos dia vai tudo cair. Qualquer dia chego à minha porta e apenas encontro o passeio. Não me sinto seguro na minha casa”, conta o antigo pescador.
Evangelina Tavares, sobrinha de um homem que faleceu há dois meses na rua de São Sebastião, lamenta que apenas tenha sido colocada uma vedação a impedir o acesso das pessoas à rocha após acontecer a morte de uma pessoa.
“Aquela zona deveria ter um muro para garantir a segurança das pessoas. Foi preciso acontecer uma tragédia para colocarem redes de proteção”, contou.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande já limitou o acesso à rua de São Sebastião aos moradores, sendo proibido o estacionamento de viaturas. A autarquia iniciou ontem um trabalho de alteração do perfil da via. Após a conclusão deste trabalho existe a possibilidade do governo regional iniciar a construção de um muro de proteção para evitar a queda de pessoas na ravina junto ao porto de Rabo de Peixe.
O secretário regional do Mar, Fausto Brito e Abreu, conta que “com sorte” a obra ainda avança esta semana, acrescentando que a intervenção de fundo para garantir a segurança da falésia apenas será efetuada quando terminarem todos os estudos no local.
“Porque são obras muito caras e precisamos de saber que o dinheiro gasto será bem aplicado”, refere.

Fausto Brito e Abreu considera que a erosão da falésia não está relacionada com a construção do porto de Rabo de Peixe e sustenta esta informação nos relatórios apresentados por peritos e técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados