Pires de Lima lamenta "aproveitamento político-eleitoral" de reunião com governante dos Açores

Pires de Lima lamenta "aproveitamento político-eleitoral" de reunião com governante dos Açores

 

Lusa/AO Online   Regional   25 de Set de 2013, 14:06

O Ministério da Economia lamentou hoje o "aproveitamento político-eleitoral" do adiamento de uma reunião com o secretário regional dos Transportes dos Açores, sublinhando que Pires de Lima manifestou disponibilidade para realizar o encontro esta semana no arquipélago.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, e o secretário regional dos Transportes dos Açores, Vítor Fraga, tinham uma reunião marcada para hoje, em Lisboa, na sequência de um pedido de audição do governante açoriano por causa das obrigações do serviço público nas ligações aéreas entre o arquipélago e o continente. A reunião foi entretanto adiada.

“O Ministério da Economia informa que o Dr. António Pires de Lima, apesar de se ter deslocado ao arquipélago numa visita partidária, deu nota antecipada da disponibilidade para reunir, na região, com o senhor secretário regional do Turismo e Transportes. Apesar da disponibilidade manifestada, o senhor secretário regional declinou a sugestão”, lê-se num comunicado enviado à agência Lusa pela assessoria de imprensa do ministro.

No mesmo texto, o ministro “reitera a sua disponibilidade para se reunir nas próximas semanas, em Lisboa” com Vítor Fraga.

“As Obrigações de Serviço Público de Transporte Aéreo entre a Região e o Continente são uma matéria de interesse público que deve ser tratada com a máxima seriedade. Lamenta-se, por isso, o aproveitamento político-eleitoral em torno desta situação”, sublinha ainda a nota.

Na terça-feira, o dirigente do PS/Açores Francisco César criticou Pires de Lima por ter adiado a reunião, embora "tenha tempo para vir aos Açores fazer campanha eleitoral pelo CDS/PP", numa referência à presença do governante numa iniciativa da campanha dos democratas-cristãos em Velas, ilha de S. Jorge, na segunda-feira à noite.

À noite, em declarações à RTP/Açores, o secretário regional dos Transportes explicou ter sido informado pelo gabinete do ministro de que não poderia reunir-se com ele em Lisboa hoje às 16:00, como previsto.

A alternativa seria fazer a reunião às 10:00 de hoje ou, então, ao final do dia, mas sem hora marcada. Outra opção dada por Pires de Lima era tentar enquadrar um encontro no meio das deslocações do ministro aos Açores.

“Dada a incerteza colocada, aquilo que fiz foi optar por uma data concreta”, disse o secretário regional à RTP/Açores, ou seja, as 10:00 de hoje.

A reunião acabou por ser adiada para 25 de outubro.

Antes, durante a manhã, e quando ainda não sabia do adiamento, Vítor Fraga disse, aos jornalistas, que o silêncio do Governo da República sobre o serviço público de transporte aéreo entre o arquipélago e o continente “não augura nada de bom”, como tem sido “apanágio” do executivo PSD/CDS.

Vítor Fraga frisou que pretende apresentar a Pires de Lima a mesma proposta de revisão das obrigações de serviço público de transporte aéreo entre os Açores e o continente que o executivo regional apresentou em maio de 2012 ao Governo da República, mas em relação à qual nunca obteve resposta por parte de Lisboa.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.