Açoriano Oriental
Pinto Luz diz que PSD “não tem outra opção a não ser votar contra” OE2020

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz considerou este sábado que o partido "não tem outra opção a não ser votar contra" a proposta de Orçamento do Estado (OE), mas não pressiona Rio a tomar uma posição pública.

Pinto Luz diz que PSD “não tem outra opção a não ser votar contra” OE2020

Autor: AO Online/ Lusa

"Já o torneio público. [Se fosse presidente do partido] votaria contra [o OE 2020]. Já deixei claro essa posição, depois de analisar o documento. É um documento que vem em linha com os últimos quatro Orçamentos apresentados pelo PS", disse Pinto Luz aos jornalistas, à margem de um encontro com dirigentes e militantes em Seia, no distrito da Guarda.

Segundo o social-democrata, "o PS optou por se aliar, mais uma vez, às forças radicais de esquerda e, por isso, o PSD não tem outra opção que não votar contra um Orçamento que penaliza ainda mais as famílias, tem a maior carga fiscal dos últimos mais de 30 anos".

"E isso é sinalizador de um único caminho possível para o PSD, que é votar contra este Orçamento", defendeu.

Questionado sobre que atitude tomaria em relação ao OE se fosse líder nacional do partido, Pinto Luz respondeu que não coloca "pressão" sobre o assunto.

"Não. Eu não ponho pressão. O presidente do partido [Rui Rio] tem os seus ‘timings', tem a sua forma de agir e estou perfeitamente convicto que, na altura certa, tomará a posição pública. Eu já a tomei".

Acrescentou que Rui Rio tem "o tempo que entender para tomar essas posições públicas".

"Não o pressionei no passado para saber se ia ser candidato ou não, não o pressiono agora. Cada qual tem a sua forma de estar na vida e na política em particular e eu respeito muito os tempos de cada um", rematou.

O candidato às eleições de 11 de janeiro para a liderança do PSD, em que terá como adversários Rui Rio e Luís Montenegro, deslocou-se hoje ao distrito da Guarda, e transmitiu uma mensagem de "enorme esperança" em relação ao Interior que, em sua opinião, "está esquecido".

Miguel Pinto Luz considera que o PSD tem que ter "uma resposta e "uma palavra a dizer" sobre o Interior que está "despovoado".

Referiu que os Açores e a Madeira também são duas "regiões ultraperiféricas" e que "têm sido muitas vezes esquecidas", daí que na sua candidatura, tem "dedicado muito tempo" ao Interior e às Regiões Autónomas.

"Precisamente para simbolizar esta necessidade de o PSD deixar de ser um PSD que é incapaz de apresentar uma solução para este desequilíbrio profundíssimo que existe hoje no território nacional. Temos áreas metropolitanas pujantes, fervilhantes, e depois temos o Interior que cada vez está mais esquecido e as soluções que têm sido apresentadas ao longo dos anos não têm sido suficientes", afirmou.

O candidato social-democrata adiantou que os contactos e as deslocações que tem feito pelas regiões do Interior servem para reunir informação e conhecimento para "implementar políticas que possam mitigar" o "flagelo do despovoamento do Interior".

As medidas que Pinto Luz tem para as regiões mais desfavorecidas serão reveladas no momento da apresentação do seu programa eleitoral, em janeiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados