Açoriano Oriental
Perto de 430 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro
Mais de 430 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e perto de 2770 morreram ou são considerados desparecidos, anunciou a Organização internacional para as migrações (OIM).
 Perto de 430 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro

Autor: Lusa/AO online

Mais de 310.000 do total de refugiados e migrantes chegou à Grécia, e 121.000 a Itália, refere a última avaliação efetuada pela organização internacional com sede em Genebra. A Espanha chegaram por sua vez 2.166 pessoas, e 100 a Malta.

A OIM especifica que 2.748 estão mortos ou são considerados desparecidos no mar durante estas travessias.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), em todo o ano de 2014 cerca de 3.500 migrantes e refugiados encontraram a morte ou foram considerados desaparecidos no Mediterrâneo.

No total, 432.761 pessoas chegaram ao continente europeu desde janeiro, contra 219.00 para 2014.

Em 3 de setembro, a OIM contabilizou a chegada de cerca de 364.000 pessoas à Europa provenientes de diversas regiões do Mediterrâneo. Este importante aumento dos números é designadamente explicado por uma melhoria do sistema de registo dos migrantes e refugiados pelas autoridades gregas, explicou à agência noticiosa AFP um porta-voz da OIM em Genebra.

A maioria dos refugiados que desembarcaram na Grécia são sírios, seguidos por afegãos, enquanto na Itália os eritreus são mais numerosos, seguidos por nigerianos e os somalis.

Hoje, diversos países europeus manifestaram a sua oposição ao sistema de quotas obrigatórias de acolhimento de refugiados sugeridas por Berlim e Bruxelas para integrar o fluxo ininterrupto de refugiados que se dirige para a Europa em condições controversas, como na Hungria.

Para sábado estão previstas manifestações de apoio aos imigrantes e refugiados em diversas capitais europeias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados