Açoriano Oriental
Paulo Portas representa Portugal no funeral do ex-Presidente
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros vai representar Portugal nas cerimónias fúnebres do dramaturgo e ex-Presidente Vaclav Havel, na sexta-feira, em Praga disse à hoje à Agência Lusa o porta-voz do MNE.
Paulo Portas representa Portugal no funeral do ex-Presidente

Autor: Lusa/AO Online

"O Governo português expressa grande pesar pela morte do Presidente Vaclav Havel, estadista de singular grandeza e personalidade incontornável no processo da construção europeia, e expressa as suas sentidas condolências à família de Vaclav Havel e ao povo Checo", disse a mesma fonte ao acrescentar que Vaclav Havel foi "veterano da Primavera de Praga, arquitecto da 'Revolução de Veludo' e protagonista de momentos marcantes da história europeia".

Para o Governo português Vaclav Havek, "homem de letras" e "grande humanista", desempenhou um "papel fundamental" na "transição pacífica e exemplar da Checoslováquia para a democracia, quer como seu último presidente, quer no estabelecimento da República Checa, de que foi primeiro presidente", disse ainda o porta-voz do MNE, Miguel Guedes.

As cerimónias fúnebres oficiais do ex-Presidente checo Vaclav Havel, figura central da “Revolução de Veludo”, em 1989, serão realizadas na sexta-feira na catedral de São Vito, no Castelo de Praga.

O ex-presidente checo Vaclav Havel, que se tinha retirado da vida pública devido a problemas de saúde, morreu no domingo aos 75 anos durante o sono na sua casa, no norte do país, em Hradecek.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.