Açoriano Oriental
Paulo Moniz questiona Ministro sobre entrada em funcionamento do Porto Espacial

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, questionou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre “a manutenção da data limite de 2021 para a entrada em funcionamento do Porto Espacial de Santa Maria", querendo igualmente saber se o passivo ambiental do projeto "está contemplado nas verbas anunciadas".

Paulo Moniz questiona Ministro sobre entrada em funcionamento do Porto Espacial

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Intervindo na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, o social democrata perguntou se, "nos 6 milhões de euros anunciados para a melhoria de infraestruturas locais na ilha de Santa Maria, estão incluídas verbas para acautelar o passivo ambiental face à construção do Porto Espacial?".

 "Lamentavelmente, não obtive qualquer resposta, ou seja, ficamos sem saber que realidade ambiental terá a ilha de Santa Maria no final de um projeto que tem sido capa de jornal nos últimos 3 anos, de 3 em 3 meses, como sendo um projeto importante, ambicioso e de referência para os Açores", alertou o parlamentar, citado em comunicado.

"Estes processos e projetos têm sempre de incluir as comunidades locais, porque serão sempre elas a lidar no futuro em matéria de ambiente, até porque já existe uma estação LORAN em Santa Maria, e uma estrutura militar - no Pico Alto -, que pressionam o seu passivo ambiental, sabendo-se que a ilha tem um ecossistema sensível", afirmou. 

"Há uma semana, o Governo visitou Santa Maria, e não foi feita uma única referência ao referido projeto. Já no domingo, o senhor Secretário Regional da Ciência disse, na RTP-Açores, relativamente ao atraso que parece haver no lançamento do concurso público, que em relação aos candidatos pré-selecionados, ainda vamos ver no fim se alguma das propostas serve a Santa Maria, numa forma que entendemos subentendido, que não há certezas sobre a conclusão do projeto e de o mesmo entrar em funcionamento", considerou o deputado do PSD.

Paralelamente, Paulo Moniz referiu-se ao atraso de que padece o concurso público para aquele investimento, "sobre o qual também não foi claro o Ministro Manuel Heitor, remetendo toda e qualquer responsabilidade, sobre esta matéria, para o Governo Regional dos Açores", frisou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados