Açoriano Oriental
Passos Coelho espera que a sociedade portuguesa vença o pessimismo
O primeiro-ministro afirmou esperar que em 2013 a sociedade portuguesa vença o pessimismo e não acrescente dificuldades às já existentes, num discurso em que apelou ao esforço coletivo e à cidadania ativa.
Passos Coelho espera que a sociedade portuguesa vença o pessimismo

Autor: Lusa/AO online

Pedro Passos Coelho deixou estas mensagens perante membros da Universidade Sénior Portela Sábios, em Loures, onde esteve hoje à tarde durante perto de duas horas, acompanhado pelo ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro falou também da promoção do envelhecimento ativo e deu um testemunho pessoal para ilustrar como o conceito de velhice muda com o passar dos anos, que provocou alguns risos na sala.

"Na época em que eu tinha 18 anos, os primeiros-ministros eram um bocado mais novos do que eu. No entanto, eu achava-os rotundamente velhos. Eles ainda duram um pouco mais, mas não os considerava uma gente ainda com muito que fazer. Aquilo já estava encaminhado. E tenho a ideia, hoje, de que não é assim", contou.

Depois de desejar a todos "um santo Natal", Passos Coelho referiu que o Governo prevê que o próximo ano seja "de viragem" e que em 2014 Portugal retome o crescimento económico, acrescentando: "Espero também que seja um ano em que as pessoas vençam o pessimismo e não acrescentem dificuldades àquelas que já temos. Esse é um espírito de que a sociedade portuguesa precisa"

Segundo o primeiro-ministro, às vezes parece que há quem queira mais pessimismo e mais dificuldades.

Ao longo do seu discurso, Passos Coelho enalteceu o voluntariado, os projetos e instituições da sociedade civil, apontando como exemplo um jardim de Oslo cuidado pelos moradores dessa cidade norueguesa, que visitou recentemente.

O primeiro-ministro utilizou expressões como "o país é de todos nós, o país não é do Governo" e "o Governo não governa para os seus partidos, governa para o país", defendendo que "vencer as dificuldades é um trabalho coletivo".

Passos Coelho ressalvou que quem desempenha funções públicas, como é o seu caso, tem "responsabilidades especiais", mas insistiu que "toda a sociedade tem uma responsabilidade grande na construção do seu futuro".

O primeiro-ministro manifestou o desejo de que os portugueses recuperem forças no período do Natal em nome desse objetivo comum: "Para que, de forma coletiva, possamos vencer todas as dificuldades e acrescentemos ao país, que é de todos nós, mais do que aquilo que recebemos".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados