Parlamento debate hoje situação das contas na Madeira a pedido do PS

O Parlamento discute hoje a situação da Madeira, a dois dias do final da campanha eleitoral, um debate de atualidade pedido pelo PS depois de se saber que o plano de ajustamento da região só seria conhecido depois das eleições.


O debate, com o tema "Situação da Região Autónoma da Madeira e os compromissos do Senhor Primeiro-Ministro perante a Assembleia da República", foi pedido pelos socialistas no último debate quinzenal por considerarem que a honra do Parlamento "foi manchada".

A 28 de setembro, na Assembleia da República, o primeiro-ministro anunciou que seria conhecido dois dias depois o relatório de avaliação orçamental e financeira sobre a Madeira mas não o programa de ajustamento, justificando que este terá de ser construído com o Governo que sair das eleições do próximo domingo.

Confrontado pelo líder do BE, Francisco Louçã, com um compromisso assumido no anterior debate quinzenal sobre a Madeira, Passos Coelho admitiu: "Falei demais".

"O que eu pretendia dizer nessa altura era: sabe-se ou não se sabe qual a taxa de esforço que vai ter de se fazer na Madeira? Isso pressupõe o desenho de um programa mas não a apresentação do programa (...) O programa em concreto terá de ser construído com o Governo e não o é construído em campanha eleitoral", afirmou o primeiro-ministro.

Na sequência do esclarecimento do primeiro-ministro, o líder da bancada socialista, Carlos Zorrinho, pediu a palavra e considerou que a honra do Parlamento estava manchada, já que a 15 de setembro último, e tal como está “nas atas deste parlamento”, o primeiro-ministro anunciou que “durante este mês” seria “desenhado um programa macroeconómico para a Madeira”.

O deputado foi porém interrompido pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, por considerar que a questão levantada “não seria procedimental”.

“Sendo assim, não estando o parlamento disposto agora a defender a sua honra, porque ela foi manchada, eu requeiro desde já em nome da bancada do Partido Socialista, a convocação de uma conferência de líderes extraordinária no final deste debate para que seja agendado um debate de atualidade sobre este tema para amanhã [quinta-feira]”, respondeu Zorrinho.

A questão acabaria por ser resolvida no final do debate quinzenal, tendo ficado agendado um debate de atualidade sobre o tema para hoje.

Na passada sexta-feira, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, revelou que a Região Autónoma da Madeira tem uma dívida de 6.328 milhões de euros, valor que é contestado pelo Governo Regional que apena admite uma dívida na ordem dos 5,8 mil milhões de euros.

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria