Açoriano Oriental
Papa pede combate contra corrupção e exploração laboral
O papa Francisco pediu que se combata a exploração laboral, o cancro da corrupção e o veneno da ilegalidade, num discurso aos cidadãos de Prato, localidade da Toscana, que visita esta terça-feira.
Papa pede combate contra corrupção e exploração laboral

Autor: Lusa/AO online

 

"A sacralidade de cada ser humano requer para cada um respeito, acolhimento e trabalho digno. A vida de cada comunidade exige que se combata, até ao final, o cancro da corrupção, da exploração humana e o veneno da ilegalidade", disse, a partir de uma das varandas da catedral de Prato.

O discurso de Francisco foi inspirado pelo acidente de dezembro de 2013, quando um incêndio numa fábrica ilegal de Prato causou a morte de sete imigrantes chineses, que trabalhavam, viviam e dormiam no edifício.

"É uma tragédia da exploração e das condições de vida desumanas (...) Isto não é um trabalho digno", sublinhou.

Em Prato residem 191 mil pessoas, 35 mil das quais imigrantes de 123 nacionalidades e a maior comunidade chinesa de Itália.

O papa saiu do Vaticano às 07:00 (06:00 em Lisboa), de helicóptero, e aterrou no campo desportivo de Prato às 07:50, tendo dirigido-se de imediato à praça da catedral.

Depois desta etapa, Francisco prossegue a deslocação a Florença, por ocasião do V congresso nacional da Conferência Episcopal Italiana, tendo previsto um almoço com um grupo de pobres.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados