Açoriano Oriental
Papa lembra responsabilidade da Igreja em cuidar da família na abertura do sínodo
O papa Francisco abriu este domingo oficialmente a assembleia geral do sínodo dos bispos com a celebração de uma missa na basílica de São Pedro, onde sublinhou a responsabilidade da Igreja em cuidar da família.
Papa lembra responsabilidade da Igreja em cuidar da família na abertura do sínodo

Autor: AO/Lusa

 

A cerimónia, presidida pelo pontífice argentino, reuniu no templo vaticano as autoridades eclesiásticas e outros participantes da assembleia sinodal que, além das questões da família, irá tratar de temas "urgentes" como a pobreza, a imigração e a violência.

Após a leitura do Evangelho, o papa pronunciou a homilia, na qual chamou a "cooperar" os participantes no sínodo para cuidar das famílias.

Francisco criticou "os maus pastores" que sobrecarregam as pessoas "com fardos ou responsabilidades que eles mesmos não assumem".

Recordou que os bispos são chamados a "cultivar, dirigir e cuidar" do povo "com liberdade, criatividade e labor", uma missão que - acrescentou - pode ser frustrada "pela cobiça do dinheiro e do poder".

O bispo de Roma recordou que as assembleias sinodais "não servem para discutir ideias brilhantes e originais, ou para ver quem é mais inteligente...servem para cultivar e guardar a vinha (povo) do Senhor".

Jorge Bergoglio realçou ainda a responsabilidade do clero de "cuidar da família", mas alertou também que os membros da Igreja podem ter a "tentação de apoderar-se" da sociedade.

"O sonho de Deus sempre se enfrenta com a hipocrisia de alguns dos seus servidores. Podemos frustrar o sonho de Deus se não nos deixarmos guiar pelo espírito Santo", disse.

Na assembleia extraordinária do sínodo dos bispos, que decorre até 19 de outubro, participam 253 pessoas, entre bispos, presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo, chefes de igrejas católicas orientais e membros da Cúria Romana.

 

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.