Açoriano Oriental
Crise financeira
Países nórdicos emprestam 2,5 mil milhões de dólares à Islândia
Os países nórdicos anunciaram esta quinta-feira um empréstimo conjunto de 2,5 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros) à Islândia, a juntar aos 2,1 mil milhões de dólares aprovados horas antes pelo FMI.

Autor: Lusa/AOonline
"No âmbito do Programa do Fundo Monetário Internacional, os países nórdicos - Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, colaboraram estreitamente e decidiram em conjunto conceder além do empréstimo de 2,1 mil milhões de dólares do fundo, uma ajuda adicional de 2,5 mil milhões de dólares", indicaram os ministros das Finanças dos países nórdicos num comunicado conjunto.

    Quarta-feira à noite, o FMI anunciara que o seu conselho de administração aprovara um empréstimo de 2,1 mil milhões de dólares à Islândia, a ilha nórdica tornando-se assim o primeiro país da Europa ocidental a obter um empréstimo da instituição multilateral desde a Grã-Bretanha em 1976.

    O primeiro-ministro islandês Geir Haarde solicitara uma ajuda aos vizinhos a 27 de Outubro, numa reunião extraordinária em Helsínquia, no quadro do Conselho nórdico.

    A Islândia prevê precisar de uma ajuda total de cinco mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros) contra os seis mil milhões exigidos anteriormente, para restabelecer a economia aniquilada pela crise financeira, cujo custo poderá atingir o equivalente a 85 por cento do seu PIB (o seja o equivalente a 7,2 mil milhões de euros).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados