Açoriano Oriental
Ordem homenageia médicos aposentados

Iniciativa da Ordem dos Médicos pretendeu “honrar o percurso de 49 médicos que forneceram cuidados médicos à população da Região”

Ordem homenageia médicos aposentados

Autor: Ana Carvalho Melo

A Ordem dos Médicos - Açores homenageou, no sábado, os médicos que exerceram ou exercem na Região e que já atingiram a idade da aposentação.

Esta iniciativa “pioneira na história da Ordem dos Médicos” pretendeu, de acordo com a presidente do Conselho Médico dos Açores da Ordem, Margarida Moura, “honrar o percurso de 49 médicos que forneceram cuidados médicos à população da Região”.

“Estes médicos foram os pioneiros na introdução das diferentes especialidades médicas, pela organização de serviços clínicos altamente especializados o que permite que sejam formados novos médicos especialistas e que a população receba os melhores cuidados médicos, evitando a deslocação para o exterior”, destacou a médica na ocasião.
Margarida Moura alertou ainda para “o momento crítico que se vive, com a tentativa de funcionalização do médico, o que não é compatível, uma vez que a base da nossa essência enquanto médicos reside no nosso compromisso para com o doente, tendo por base a ética médica e a boa qualidade da medicina”.

“A funcionalização e industrialização da medicina, têm conduzido ao desalento, cansaço, desmotivação e ‘burnout’ dos médicos”, afirmou, salientando: “Defendemos uma medicina de qualidade, avaliada por indicadores de qualidade, só assim elevaremos o patamar para a obtenção da excelência”.

Ainda durante este evento foi lançado o livro “Reconhecimento” que reúne as notas curriculares dos homenageados e que a presidente do Conselho Médico dos Açores descreve como “um documento fundamental para se conhecer a história da Medicina nos Açores”.

Também o bastonário da Ordem dos Médicos se associou a esta homenagem, tendo realçado que estes profissionais “muito fizeram pelo desenvolvimento da região autónoma, com uma dedicação incansável que é digna desta justa homenagem”.

Para Miguel Guimarães, apesar dos problemas estruturais, os médicos são “verdadeiros heróis”, desde os tempos que ajudaram a construir o serviço público de saúde. Assim apelando ao poder político por uma maior valorização dos médicos e dos profissionais de saúde, o bastonário sublinhou que “quem não gosta de médicos, não gosta de doentes”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados