Açoriano Oriental
Orçamento Retificativo aprovado em votação final global no parlamento
O parlamento aprovou hoje em votação final global o Orçamento Retificativo de 2015 apresentado devido à resolução do Banif, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e os votos contra do BE, PCP, CDS-PP, PEV e PAN.
Orçamento Retificativo aprovado em votação final global no parlamento

Autor: Lusa/AO Online

 

No PSD, contudo, os três deputados eleitos pela Madeira - Sara Madruga, Rubina Berardo e Paulo Neves - votaram favoravelmente o texto.

O CDS-PP, que votou em sentido diferente do PSD, apresentou uma declaração de voto.

Também o PCP apresentou um texto nesse sentido.

A votação final global surgiu na mesma manhã em que houve a aprovação na generalidade do texto e respetiva discussão na especialidade.

O Retificativo segue agora para a Presidência da República para que seja promulgado até final do ano.

A discussão e votação do retificativo foi agendada depois do anúncio no domingo pelo Governo e o Banco de Portugal da venda do Banif ao Banco Santander Totta.

A venda deu-se por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação, numa operação que envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões dez euros.

Hoje, no parlamento, o ministro das Finanças disse que a resolução do Banif é o "preço menor" a pagar pelo facto de o atual executivo ter feito em três semanas o que o "anterior governo não fez em três anos".

"É o preço a pagar por em três semanas o atual Governo ter de resolver aquilo que o XIX Governo Constitucional não fez em três anos. Ainda assim, é um preço menor", afirmou Mário Centeno.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados