Açoriano Oriental
Nuno Martins Neves eleito novo presidente do SJ nos Açores

Jornalista Nuno Martins Neves foi eleito, de forma unânime, presidente da Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas

Nuno Martins Neves eleito novo presidente do SJ nos Açores

Autor: Rafael Dutra

A lista única à Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, encabeçada por Nuno Martins Neves, jornalista do Açoriano Oriental, com o tema ‘Por um Jornalismo Mais Forte nos Açores’, foi eleita, quinta-feira, para o triénio 2024/2026 com 100% dos votos.

De acordo com Nuno Martins Neves, as prioridades desta direção estão assentes no “combate à precariedade na profissão e no setor, onde imperam salários baixos e vínculos precários, bem como a defesa de um jornalismo independente e forte”.

Além disso, a Direção Regional dos Açores, agora eleita, pretende “trabalhar em prol da aprovação da portaria de extensão da aplicação do Contrato Coletivo de Trabalho aos Açores, e lutar pela sua efetiva aplicação” e também promover um “amplo debate com o objetivo de recolher propostas e contributos a apresentar em sede de discussão do Promédia, querendo ser uma parte ativa da elaboração do novo programa de apoio à comunicação social privada”, adiantou.

A nova direção, que é composta por jornalistas de três ilhas (São Miguel, Santa Maria e Faial) e representa a imprensa, rádio e televisão regional, “pretende ser a voz de defesa de todos os jornalistas que exerçam atividade na Região Autónoma dos Açores”, é sublinhado em comunicado.

Por sua vez, Luís Filipe Simões foi reeleito presidente do Sindicato dos Jornalistas para o triénio 2024/2026, nas eleições que ocorreram na passada quinta-feira.

Nestas eleições apenas concorreu uma lista aos órgãos nacionais do Sindicato dos Jornalistas, sob o lema ‘Pelo Jornalismo’. Num universo de 1 731 votantes, votaram mais de seis centenas de sócios (610) do Sindicato dos Jornalistas, que elegeram os vários órgãos.

“A nova Direção será presidida pelo jornalista Luís Filipe Simões. A Assembleia Geral, pela jornalista Cláudia Lobo, e o Conselho Deontológico, pela jornalista Manuela Goucha Soares. O Conselho Geral será presidido pela jornalista Paula Sofia Luz”, lê-se no comunicado.

Por seu lado, Filipe Alexandre Gonçalves é o novo presidente da Direção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.