Número de passageiros desembarcados em portos nos Açores volta a baixar em abril

O número de passageiros desembarcados nos Açores em viagens marítimas interilhas voltou a baixar em abril, face ao período homólogo, segundo dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA)



Em abril, desembarcaram nos portos da região 36.727 passageiros, provenientes de viagens interilhas, menos 659 (1,8%) do que no mesmo mês em 2025, de acordo com os dados consultados hoje pela Lusa.

Há 10 meses consecutivos que a região regista descidas homólogas no desembarque de passageiros por via marítima.

Na época baixa, a Atlânticoline, empresa que assegura as ligações marítimas de passageiros nos Açores, realiza viagens apenas entre as denominadas ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge) e entre Flores e Corvo.

Entre junho e setembro, passam também a estar abrangidas as outras duas ilhas do grupo Central (Terceira e Graciosa).

A redução do movimento de passageiros, em abril, ocorreu nas cinco ilhas com ligações marítimas na época baixa.

A ilha do Pico, que tem várias viagens diárias para o Faial durante todo o ano, foi a que registou maior movimento, com 17.227 desembarques, menos 1,8% do que no período homólogo.

Já a ilha do Faial somou 16.488 passageiros, o que representou uma redução homóloga de 1,5%.

A ilha de São Jorge, que também tem ligações ao Pico e ao Faial, durante todo o ano, registou uma descida de 0,2%, totalizando 2.892 desembarques.

No grupo Ocidental, onde há viagens por via marítima entre Flores e Corvo durante todo o ano, verificou-se igualmente uma diminuição de passageiros.

Nas Flores, o número de desembarques baixou de 104 para 59 (43,3%) e no Corvo de 95 para 61 (35,8%).

No valor acumulado dos primeiros quatro meses do ano, os Açores contabilizaram 105.926 desembarques, menos 6.337 (5,6%) do que no período homólogo.

Neste caso, apenas as três ilhas do Triângulo, que têm um movimento mais expressivo, apresentaram uma quebra face a 2025.

Com 49.825 passageiros desembarcados, o Pico registou uma redução de 5,6%, enquanto o Faial somou 48.979 passageiros e uma descida de 6%.

Em São Jorge, desembarcaram 6.733 passageiros nos primeiros quatro meses do ano, menos 3,2% do que no ano anterior.

No grupo Ocidental, houve uma ligeira subida do movimento nas ligações marítimas, face a 2025.

Nas Flores, o número de desembarques aumentou de 189 para 200 (5,8%) e no Corvo de 186 para 189 (1,6%).

Desde 2020 está suspensa a operação sazonal da Atlânticoline, que ligava todas as ilhas do arquipélago (com exceção do Corvo), com navios de maior dimensão, entre maio e setembro.

Nos meses de época alta (de junho a setembro), há agora apenas ligações marítimas entre as ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e entre as Flores e o Corvo (grupo Ocidental).


PUB