Novo paradigma tecnológico em debate na conferência do AO

"Os Desafios do Novo Paradigma Tecnológico" é o tema da conferência que encerra o ciclo que o Açoriano Oriental (AO) promoveu ao longo de 2014.


A conferência, coordenada por César Malheiro, diretor da PT Portugal nos Açores, terá lugar a 25 de novembro no Anfiteatro C da Universidade dos Açores em Ponta Delgada, a partir das 9h00.

“Quatro grandes áreas — computação em nuvem, mobilidade, ‘social media’ e ‘big data’ — irão nortear o mercado de tecnologia da informação nos próximos anos que, além de concentrar os investimentos, mudarão a maneira de se fazer negócios”, afirmou o coordenador, salientando: “São quatro forças interdependentes, que devem ser entendidas como um conjunto. Elas irão mudar drasticamente a estrutura de custos da TI que vai dominar a próxima era da computação”.

“Ao assistirem a esta conferência as pessoas vão, não só ficar mais esclarecidas, como com uma perspetiva de como a tecnologia vai ser um meio e não um fim e irá decisivamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e eficácia das empresas”, acrescenta César Malheiro.

Os trabalhos vão iniciar-se com a intervenção do reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar que vai falar sobre tecnologia e ensino.

Em seguida, a intervenção de Ricardo Cabral, diretor de Sistemas de Informação do Hospital Divino Espírito Santo, que abordará a importância da Computação na Nuvem e porque é tida como a infraestrutura para suportar as demais tecnologias.

As questões relacionadas com o Comércio Eletrónico ficarão a cargo de José Augusto Siva da Unidade de Negócios da Yunit Digital.

Luís Costa, diretor de Marketing do Banif, abordará a necessidade de se saber alavancar o ‘Big Data’ e o ‘Business Analytics’.

A Tecnologia ao Serviço do Negócio será abordada por João Paulo Cabecinha, diretor de Gestão de Produto da PT Portugal, que dará uma perspetiva dos desafios que se colocam às Empresas e quais as respostas viáveis que a tecnologia poderá oferecer.

A conferência, aberta ao público em geral, será transmitida na rádio Açores/TSF, no Açoriano Oriental online e no MEO Kanal 216496, com meios e tecnologia da PT Portugal.

São patrocinadores deste ciclo de conferências a Portugal Telecom, o Montepio e o Grupo Bensaude.

A Universidade dos Açores, a Baker Tilly e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada são parceiros desta iniciativa que conta ainda com o apoio do Grupo SATA.

PUB

Premium

Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira venceu processo contra família que vendeu casa onde residia, na rua da Arrenquinha. Habitação era propriedade da junta e negócio foi considerado nulo, quer pelo tribunal de Ponta Delgada, quer pela Relação de Lisboa