Açoriano Oriental
Novo paradigma tecnológico em debate na conferência do AO
"Os Desafios do Novo Paradigma Tecnológico" é o tema da conferência que encerra o ciclo que o Açoriano Oriental (AO) promoveu ao longo de 2014.
Novo paradigma tecnológico em debate na conferência do AO

Autor: Ana Carvalho Melo

A conferência, coordenada por César Malheiro, diretor da PT Portugal nos Açores, terá lugar a 25 de novembro no Anfiteatro C da Universidade dos Açores em Ponta Delgada, a partir das 9h00.

“Quatro grandes áreas — computação em nuvem, mobilidade, ‘social media’ e ‘big data’ — irão nortear o mercado de tecnologia da informação nos próximos anos que, além de concentrar os investimentos, mudarão a maneira de se fazer negócios”, afirmou o coordenador, salientando: “São quatro forças interdependentes, que devem ser entendidas como um conjunto. Elas irão mudar drasticamente a estrutura de custos da TI que vai dominar a próxima era da computação”.

“Ao assistirem a esta conferência as pessoas vão, não só ficar mais esclarecidas, como com uma perspetiva de como a tecnologia vai ser um meio e não um fim e irá decisivamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e eficácia das empresas”, acrescenta César Malheiro.

Os trabalhos vão iniciar-se com a intervenção do reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar que vai falar sobre tecnologia e ensino.

Em seguida, a intervenção de Ricardo Cabral, diretor de Sistemas de Informação do Hospital Divino Espírito Santo, que abordará a importância da Computação na Nuvem e porque é tida como a infraestrutura para suportar as demais tecnologias.

As questões relacionadas com o Comércio Eletrónico ficarão a cargo de José Augusto Siva da Unidade de Negócios da Yunit Digital.

Luís Costa, diretor de Marketing do Banif, abordará a necessidade de se saber alavancar o ‘Big Data’ e o ‘Business Analytics’.

A Tecnologia ao Serviço do Negócio será abordada por João Paulo Cabecinha, diretor de Gestão de Produto da PT Portugal, que dará uma perspetiva dos desafios que se colocam às Empresas e quais as respostas viáveis que a tecnologia poderá oferecer.

A conferência, aberta ao público em geral, será transmitida na rádio Açores/TSF, no Açoriano Oriental online e no MEO Kanal 216496, com meios e tecnologia da PT Portugal.

São patrocinadores deste ciclo de conferências a Portugal Telecom, o Montepio e o Grupo Bensaude.

A Universidade dos Açores, a Baker Tilly e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada são parceiros desta iniciativa que conta ainda com o apoio do Grupo SATA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados