Novo matadouro em São Jorge construído na próxima legislatura

O secretário Regional da Agricultura e Florestas do Governo dos Açores garantiu à Associação de Agricultores de São Jorge que o novo matadouro da ilha será construído na próxima legislatura, recorrendo aos fundos europeus do próximo quadro comunitário.



“À semelhança do que aconteceu na restante rede regional de abate, a ilha de São Jorge também terá um novo matadouro, que será construído na próxima legislatura. Esta é a resposta do Governo ao crescimento que o setor da produção da carne de bovino tem registado nos últimos anos”, disse João Ponte, citado numa nota enviada à imprensa pelo Governo dos Açores.

O governante falava após uma reunião com a direção da Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge, acrescentando que na atual legislatura, que termina na segunda metade 2020, será encontrado o terreno para construir o novo matadouro e elaborado o respetivo projeto.

João Ponte sustentou, no entanto, que o Governo dos Açores "não deixou de investir na modernização" das atuais instalações do matadouro de São Jorge, apontando como exemplo uma certificação relativa à segurança alimentar, que decorreu esta terça-feira.

“Não seria aceitável deixar de investir no atual matadouro de São Jorge só porque está prevista uma nova infraestrutura. Se o fizéssemos, estávamos a condicionar o crescimento e o desenvolvimento do setor da carne nos próximos anos nesta ilha, que tem grande vocação para este tipo de produção”, salientou.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares