Nova Zelândia reconhece independência do Kosovo

A Nova Zelândia reconheceu formalmente a independência do Kosovo, tornando-se o 63.º país a fazê-lo, anunciou esta segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros kosovar.


"Foi hoje confirmado oficialmente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Kosovo pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia", informou o Ministério num comunicado.

As autoridades albanesas de Pristina proclamaram unilateralmente a independência do Kosovo, até então província da Sérvia, a 17 de Fevereiro de 2008.

A Sérvia não reconhece essa independência e aguarda que o Tribunal Internacional de Justiça se pronuncie sobre a legalidade da mesma, num processo cuja primeira audiência está prevista para 01 de Dezembro próximo.

A independência do Kosovo foi até hoje reconhecida por 63 países, incluindo os Estados Unidos e 22 dos 27 países da União Europeia, entre os quais Portugal.
PUB

Premium

O consumo de drogas ilícitas em Portugal revela uma grande participação dos Açores, segundo o inquérito europeu sobre as drogas, com a região a representar entre 13% e 25% dos consumidores analisados, consoante a substância