Museu de Angra assinala^semana da ciência"

Duas conferências e a projecção de um filme assinalam, entre quinta-feira e sábado, no Museu de Angra do Heroísmo, a Semana de Ciência e Técnica, promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.


Álvaro Pinto, mestre em Mineralogia Económica pela Universidade de Lisboa, vai abordar quinta-feira o tema ‘Minerolândia: o Reino dos Minérios’, um alerta para o carácter finito destes recursos.

No dia seguinte, este especialista profere uma conferência sobre o tema ‘Bronze: da Mina ao Artefacto’, sobre a génese da sua natureza.

As conferências têm por objectivo realçar a importância que os recursos naturais e, em particular, os de natureza metálica assumem para as sociedades modernas, bem como das consequências que acarretam a sua exploração e utilização.

Sobre este tema, o Museu de Angra do Heroísmo tem actualmente patente a exposição ‘O Mundo de Bronze’, que explora as inúmeras utilizações desta liga metálica, que teve um elevado impacto civilizacional.

Na sexta-feira e no sábado, o programa da Semana de Ciência e Técnica prevê a projecção do filme ‘Açores – Hidrotermalismo Submarino’, realizado por Fernando Barriga, director do Museu Nacional de História Natural, que será seguida de debate.

PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações