Açoriano Oriental
Museu da Graciosa com atividades diversas até final de 2013
A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, promove, durante o último trimestre de 2013, diversas iniciativas de divulgação cultural, que terão maioritariamente lugar nas instalações do Museu.

Autor: Ana Carvalho Melo

Assim, durante o próximo mês de outubro, estarão patentes, a exposição intitulada “Filarmónica Recreio dos Artistas – um século de história” e um piano vertical como “Peça do Mês”. Também com início na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, terá lugar a abertura da coleção do segundo semestre, subordinada ao tema “Luminária”. Nesse mesmo dia, data em que se comemora anualmente o Dia Mundial da Música, decorrerá, pelas 20h00, um concerto didático realizado pela Filarmónica Recreio dos Artistas.

 

Por sua vez, nos dias 4, 5 e 6 terão lugar diversas palestras, bem como uma visita orientada e um roteiro cultural pela ilha Graciosa, que terão como destinatário o Coro da Assembleia da República, que se desloca àquela ilha, a fim de participar no festival de coros “Ilha Graciosa … em Canto”, programado para sábado, dia 5, pelas 21h00, no Centro Cultural, e onde também atuará o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa.

 

Posteriormente, a 19, domingo, será levada à cena, pelas 21h00, também no Centro Cultural, a peça intitulada “É urgente o amor”, pelo Teatro Experimental de Mortágua, Viseu, numa parceria com o Grupo de Teatro “A Semente”.

 

Os participantes na 5ª Bienal de Turismo Subaquático terão, por seu turno, a oportunidade de realizar, no dia 24, numa visita comentada ao Museu, seguida de palestra, proferida pelo seu Diretor, e intitulada “Ilha Graciosa – Caracterização histórica, económica e sociocultural”. No dia 27, o mesmo grupo poderá participar no Roteiro Cultural “A descoberta da Ilha Graciosa”, que será igualmente orientado pelo Diretor do Museu da Graciosa.

 

Por outro lado, durante o mês de novembro será exibido, como peça selecionada, um canhão. No dia 5 decorrerá, no Centro Cultural Ilha Graciosa, pelas 21h00, um espetáculo da responsabilidade do Grupo de Teatro “A Semente”. E entre os dias 20 e 22 terá lugar a iniciativa “Viver o Património: Diálogos e Filmes”, que será marcada pela exibição do documentário “Traços da Vida Rural Graciosense. Sementeiras, colheita e vindimas” e por atividades do Serviço Educativo nos Lares de idosos de S. Mateus e Santo Cristo.

 

Finalmente, em dezembro, a “Peça do Mês” será um presépio, podendo igualmente ser visitadas, entre os dias 1 e 31, a mostra bibliográfica “Natália Correia, uma mulher intemporal” e a exposição “Memórias da Graciosa – Freguesia de São Mateus”. A 6 de dezembro terá lugar a comemoração do 30º aniversário de abertura ao público do Museu da Graciosa e a 15, domingo, decorrerá, pelas 21h00, no Centro Cultural, o tradicional Concerto de Natal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados