Açoriano Oriental
Morreu Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente da Jerónimo Martins

O empresário Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente da Jerónimo Martins, morreu esta sexta feira, aos 84 anos, confirmou à agência Lusa fonte próxima da família.


Autor: AO Online/ Lusa

A mesma fonte disse que as cerimónias fúnebres serão “reservadas à família, por vontade expressa” de Alexandre Soares dos Santos, fundador do grupo Jerónimo Martins.

“Haverá um momento público de homenagem em data a anunciar”, adiantou a fonte.

Alexandre Soares dos Santos nasceu no Porto, em 1934.

Frequentou o curso de Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, que abandonou em 1957, para iniciar a sua carreira profissional, após um convite da multinacional Unilever.

Nesta empresa passou por várias delegações e filiais no estrangeiro.

Em 1968, regressou a Portugal para assumir a liderança da Jerónimo Martins, que pelas suas mãos passou de uma empresa de pequena dimensão a um dos maiores grupos empresariais portugueses.

O empresário ampliou os negócios e fez crescer a empresa da família, lançou a marca Pingo Doce, colocou o grupo em Bolsa e expandiu-o internacionalmente, em 1995, para o Brasil e Polónia.

Em 2009, criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal “Pordata”, Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.

Em 18 de dezembro de 2013, Alexandre Soares dos Santos foi substituído no cargo pelo filho, Pedro Soares dos Santos.

O empresário foi condecorado, em abril de 2017, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, tendo o chefe de Estado destacado o seu lado de "responsabilidade social" e o papel como servidor da comunidade.




PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados